Se você está lendo esse artigo, provavelmente enfrenta dificuldades com a formação de preços em seu negócio, ou possui dúvidas sobre como desenvolver esse processo de forma inteligente e eficiente. Acredite, você não está sozinho(a)! Esse é um dos pontos mais importantes para um gerenciamento com foco em resultados – que pode garantir ou comprometer a sobrevivência de qualquer empresa. A sua estratégia de formação de preços possibilita que a sua indústria obtenha lucros cada vez melhores, se mantendo competitiva e atrativa aos leads e clientes. Para isso, o equilíbrio é determinante! Da mesma forma que um preço baixo demais pode trazer prejuízos, um alto demais pode afastar consumidores. Há diferentes métodos para evitar ambos os problemas e garantir uma formação de preços estratégica, como:
  • Margem de contribuição: estabelece os preços a partir de quanto a empresa deseja lucrar com cada item;
  • Markup: se baseia nos custos de cada produto e serviço;
  • Pesquisa de preços: define os valores considerando os preços praticados pela concorrência.
De fato, um desafio e tanto. Um erro de cálculo ou uma decisão baseada em informações incertas podem tomar grandes proporções e afetar diretamente (inclusive de forma definitiva) o potencial financeiro do seu negócio. É aqui que um software de gestão entra. Além de evitar erros e possíveis riscos, um ERP é capaz de disponibilizar informações concretas e acompanhar todos os processos da sua empresa, para colaborar com decisões mais assertivas e uma formação de preços inteligente. Além disso, um sistema de gestão eficiente cruza as informações dos processos e entrega relatórios relevantes, por meio de projeções em tempo real. Assim, você controla todos os recursos e gastos do seu negócio para definir um plano de ação apropriado para o momento. O software de gestão da ABC71, por exemplo, possui funcionalidades específicas para o controle financeiro e é ideal para o segmento industrial. Converse com um de nossos especialistas e saiba como o nosso ERP pode colaborar com a sua formação de preços.

Dicas para uma formação de preços inteligente

  1. Entenda o que o público-alvo do seu produto ou serviço quer e precisa;
  2. Invista em diferenciais para ampliar sua oferta ao mercado;
  3. Estabeleça um planejamento estratégico, com metas claras de lucratividade e dimensionamento de capacidade de vendas;
  4. Tenha claro o custo do seu produto e do seu serviço, sem ilusões;
  5. Acompanhe o preço corrente (pré-definido pelo mercado) do seu produto ou serviço;
  6. Não tente “imitar” o preço dos concorrentes se não tiver estrutura e condições para isso;
  7. Observe também produtos e serviços alternativos aos seus;
  8. Tenha cuidado com mudanças que podem afetar a credibilidade da sua empresa;
  9. Considere ainda o reconhecimento da sua marca, a expertise e a experiência da sua empresa, o volume de vendas e o posicionamento da concorrência;
  10. Invista em comunicação para fortalecer sua marca e agregar valor aos seus produtos e serviços, além de informar seus clientes sobre as constantes melhorias implementadas.

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração