Em nosso artigo “SPED Fiscal: Dicas para evitar erros e multas”, nós comentamos sobre as principais soluções para realizar a prestação sem dificuldades e dores de cabeça, como a contratação de um ERP por exemplo. Hoje, vamos explicar especificamente como essa estratégia pode ajudar a sua indústria com o SPED Contábil.

Como qualquer gestor bem sabe, há diversos projetos que integram o Sistema Público de Escrituração Digital; para se ter uma ideia, são mais de 88 tributos, mais de 170 obrigações acessórias e mais de 100 tipos de documentos fiscais; todos com prazos, penalidades e funcionamentos diferentes. Especialmente em uma indústria, em que as equipes lidam com um alto fluxo de informação diariamente, um software de gestão exerce um papel fundamental na organização e no planejamento fiscal e tributário. Entenda o porquê!

5 Formas em que um ERP contribui com a entrega do SPED Contábil

Integração dos processos

O SPED Contábil tem o objetivo de facilitar os processos tanto para o contribuinte quanto para o Fisco, mas ainda assim essa pode ser uma tarefa árdua para muitas empresas. Tanto que os principais erros na prestação da ECD estão relacionados a incoerências e desatualizações.

Um software de gestão moderno, capaz de integrar todos os processos da sua indústria, pode conectar e relacionar os dados de outras obrigações e ainda ser configurado conforme o regime tributário adotado, criando fórmulas de acordo com as necessidades e o perfil das suas entregas.

Informações confiáveis

A ECD apenas é considerada validada após a confirmação de recebimento pelo SPED e a autenticação pelos órgãos de registro. Com o avanço da tecnologia, esse processo está cada vez mais exigente e detalhado, possibilitando que o Fisco detecte com maior facilidade os erros nas prestações, inclusive a partir da comparação de dados com outras obrigações do SPED.

Dessa forma, contar com um sistema que ofereça um suporte eficiente, armazenando informações confiáveis, com históricos e previsões assertivas, é fundamental para evitar falhas e penalidades na entrega do SPED Contábil.

Atualização em tempo real

De nada adianta garantir informações confiáveis se elas já estiverem desatualizadas. Como em uma indústria o fluxo de dados é amplo e constante, muitas das informações se perdem durante as prestações, o que dificulta uma entrega coerente e sem atrasos.

Um ERP eficiente pode acabar com esses problemas na sua indústria de forma rápida e prática, atualizando os cálculos e os dados em tempo real, garantindo ainda maior segurança para uma gestão estratégica.

Análises e recursos avançados

Um ERP voltado para as necessidades das indústrias e grandes empresas, seja ele local ou na nuvem, possui a capacidade de explorar e analisar diferentes níveis de informação, incluindo auditorias fiscais e controle de documentos. Essas funcionalidades contribuem com a prestação de qualquer atividade que demande a coleta e o processamento de dados, principalmente com as obrigações do SPED.

Quer saber mais sobre como um ERP pode te ajudar com o SPED Contábil? Converse com um de nossos consultores e entenda todas as funções e vantagens de um sistema de gestão voltado para as indústrias.

Ah! E se você ainda não leu o nosso eBook “SPED: Seu guia para evitar erros”, não deixe de baixar gratuitamente o material para ter acesso a informações atualizadas sobre as entregas do sistema!

Guia do  SPED 2018

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração