Contenção de despesas tende a ser um assunto polêmico, que acaba envolvendo a demissão de funcionários, redução da qualidade do ambiente de trabalho e até corte de investimentos. Mas essa pode não ser a forma correta de melhorar a saúde financeira da sua empresa – pelo contrário, ela pode acabar diminuindo a qualidade do seu processo de produção. Tendo isso em mente listamos as opções corretas de contenção de despesas que são positivas para a saúde financeira do seu negócio, mas não prejudicam o desenvolvimento das atividades gerais.

contenção de despesas Contenção de despesas planejada

Como em qualquer medida importante, o planejamento aqui é essencial: Antes de tomar qualquer decisão de contenção de despesas, tenha informações precisas sobre os custos atuais da sua empresa. Saiba como, onde e quando o dinheiro está sendo gasto, mas vá além: Eleger a importância de cada gasto é essencial. O fator decisivo para cortar um custo não deve ser seu valor, mas sua importância para o desenvolvimento do seu negócio. Uma vez que seu planejamento esteja pronto, estabeleça sua meta de redução. Essa meta de contenção de despesas deve ser baseada na análise da saúde financeira da sua empresa, e afetar a produtividade e bem-estar dos funcionários o mínimo possível.

contenção de despesas Equipe

Metas só são cumpridas com o envolvimento da equipe, e quando o assunto é contenção de despesas, isso não é diferente. Deixe sua equipe a par do planejamento, do modo como ele será realizado e, principalmente, da razão pela qual a empresa passará por uma contenção de despesas. Isso aumentará significativamente o índice de aceitação por parte dos colaboradores. Demissões são um assunto complexo, mas não podemos negar: Em algumas situações de contenção de despesas, elas podem ser inevitáveis. Entretanto, antes de dispensar colaboradores, tenha a absoluta certeza de que os gastos com rescisão de contrato e treinamento de novo pessoal valem à pena. Se a intenção não for substituir o colaborador, esteja preparado para uma redução na produtividade dos colaboradores que assumirem as tarefas do funcionário dispensado.

contenção de despesas Tributos

O regime tributário pode acabar sendo um elemento crucial na contenção de despesas. Lucro Real, Presumido e Simples Nacional tem alíquotas, créditos e deduções próprios – e muitas vezes seu regime atual pode não ser o melhor para sua empresa. Durante o planejamento de contenção de despesas vale à pena revisar esse regime e fazer simulações dos gastos em cada um. É importante também manter um planejamento tributário constante, não só para evitar multas e punições, mas também para evitar erros de cálculo que gerem custos maiores do que o valor real a ser pago. Saiba como transformar seu planejamento tributário em estratégia.

contenção de despesas Fornecedores

Ter uma lista de fornecedores diversificados para um mesmo material é uma prática que ajuda no momento de um imprevisto. Além disso, esse hábito pode se tornar uma boa técnica de contenção de despesas. Além de nomes e contatos, sua lista de fornecedores deve conter também os preços atualizados de cada material em cada fornecedor, garantindo que sua empresa possa sempre contar com outras opções de compra. Aposte na diversificação de fornecedores e tenha informações atualizadas sobre a qualidade – e do custo-benefício – de cada um. Outra ação importante relacionada à contenção de despesas é estar sempre pronto para reconsiderar a quantidade de materiais envolvidos na sua produção. Sua empresa pode estar comprando mais do que precisa, sem que você saiba.

contenção de despesas Tecnologia

Reveja o uso dos softwares da sua empresa. Muitos ficam obsoletos rapidamente, e sua relevância para produtividade da empresa tende a diminuir. Além disso, vale rever também seu sistema de gestão e investir em integração: além de ser um passo importante na contenção de despesa, esse tipo de software oferece informações muito mais precisas e automatização de processos muito mais qualificada.   Quer saber mais sobre gestão de empresas? Baixe nosso guia gratuito e tenha informações completas sobre o processo de gestão de micro e pequenas empresas.   botao_link_artigos  

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