Vendas

Agilizar as atividades da área de vendas significa ampliar sua capacidade de superação frente aos desafios do cenário econômico. O módulo Vendas do Omega simplifica as relações entre a empresa, seus representantes e seus clientes, por meio de umo gerenciamento amplo de todo o processo de vendas, respeitando a legislação e fornecendo ao gestor ferramentas para a obtenção de resultados baseados em redução de custos e ampliação da eficiência.

Benefícios

Apóia na elaboração de ações competitivas, assim como na melhoria do atendimento, a evolução das características dos produtos e serviços ou revisão das condições comerciais através da análise das cotações que não foram convertidos em Pedidos de Venda. Estas informações podem oferecer uma valiosa avaliação do comportamento dos concorrentes.

Controle e acompanhamento das etapas críticas determinadas pelo sistema de qualidade para o processo de atendimento dos pedidos de clientes, implementando o conceito de “análise crítica de contrato”.

Facilita o relacionamento com o cliente, pois permite cadastrar "vínculos" de itens a clientes com códigos, descrições e lista de preços específicos.

Facilita os controles gerenciais, permitindo o cadastramento da equipe de vendas em até três níveis hierárquicos. Desta forma, pode-se obter um relatório comparativo de vendas e cotas totalizado por vendedor, por supervisor e por gerente.

Agilidade e minimização de gargalos e atrasos na entrega de produtos através de ferramentas de consultas e relatórios, específicos para o acompanhamento e a gestão dos pedidos em aberto, facilitando a ação pró-ativa dos responsáveis pelo atendimento dos pedidos, frente a mudanças de prioridades, atrasos na disponibilidade dos produtos ou outros tipos de gargalos.

Previsão de faturamento" a partir da carteira de pedidos em aberto, permitindo a projeção dos impostos no momento da venda.


Funcionalidades

Trata o bloqueio automático de pedidos de acordo com regras parametrizadas que podem incluir critérios de crédito, de cadastro, de disponibilidade de pedidos além de ações diretas de usuários.

Oferece total rastreabilidade do processo de “desbloqueio” de pedidos de venda. Identifica o histórico detalhado dos motivos de “desbloqueio”, a data e o usuários que fez a liberação.

Trata várias alternativas de comissionamento de vendedores e representantes.

Permite configurar o layout das cotações e dos pedidos pelo próprio usuário, se adequando às necessidades da empresa e de seu mercado de atuação.

Tanto as cotações quanto os pedidos de venda podem ser registrados em qualquer moeda de referência e ter seu respectivo faturamento convertido pelo câmbio do dia.

As condições comerciais como prazo e parcelamento das entregas, condições de pagamento, natureza fiscal (venda, bonificação, remessa, consignação etc.), tabela de preços, entre outras, podem ser estabelecidas globalmente para todo pedido ou item a item.

De forma parametrizada, os pedidos podem ser automaticamente reajustados de acordo com a variação dos preços das tabelas cadastradas.

Permite a inclusão de pedidos de venda com a característica de "contratos de fornecimento", com condições comerciais vinculadas a uma determinada programação de entregas ao longo de um período.

Os pedidos de venda podem ter as datas de faturamento programadas em campo específico e independente das datas de entrega pactuadas com os clientes, orientando os processos de produção e de faturamento.

Trata vendas com faturamento imediato, balcão e entregas programadas.

Mantém o histórico de cada cliente com informações sintéticas e analíticas dos pedidos e do perfil financeiro.

Permite o registro de cotas de vendas e gera consultas e relatórios de acompanhamento das vendas realizadas em relação às cotas, por produto, por cliente, por território e por vendedor.

Integra com sistemas de Automação da Força de Vendas, permitindo a carga dos pedidos coletados em dispositivos portáteis (PDAs, NoteBooks e Coletores) e a atualização de cadastros e listas de preços

Permite relacionar diversos itens de um pedido de venda caracterizando conjuntos que devem ser faturados de forma agrupada quando houver parcelamento da entrega ao cliente.

Controla o limite de valor das mercadorias em consignação por representante.

Trata múltiplas tabelas de preço que podem ser segmentadas de acordo com a política comercial da empresa. Pode-se incluir descontos, condições de pagamento e reajustes pela aplicação seletiva de índices diferenciados por grupo de produtos

Integra com sistemas de e-Commerce, captando e validando os pedidos colocados através da intenet.