A transformação digital já é uma realidade nas empresas e é observada em diversos detalhes, como nos equipamentos tecnológicos e sistemas de gestão diários. Tudo isso faz parte de um ecossistema que tem por objetivo trazer ainda mais soluções práticas e viáveis para uma rotina produtiva dentro dessas organizações. E isso traz um impacto considerável na cultura organizacional de cada empresa, tendo como maior exemplo a implantação de ERP.  Por ser um software de gestão e integração empresarial, esse sistema se encaixa como ferramenta da transformação digital nas empresas, ocasionando uma série de vantagens que são percebidas não apenas pelos gestores, mas também por todo e qualquer profissional que tenha contato direto com a ferramenta. Não é mais uma novidade a importância do sistema ERP dentro das empresas que valorizam uma boa gestão que saiba integrar entradas e saídas,  acompanhar o seu fluxo de caixa e facilitar o processo de projeção de vendas. Mas para uma implantação de ERP de sucesso, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de se preparar para essa mudança cultural dentro da sua empresa.  Veja a seguir como não errar na hora da implantação desse sistema!

Quais são os erros mais comuns na implantação do ERP?

É muito comum encontrar profissionais que se assustem quando o assunto é gestão integrada. Implantar um sistema ERP quando se tem uma empresa com um processo organizacional antiquado não é fácil. Porém, já sabemos que não é impossível quando se está disposto a ver bons resultados em seu negócio.  Essa ressalva se deve, em grande parte, às experiências negativas que nascem de falhas de processos de implantação, que são levados por longos períodos. Tais falhas acabam consumindo muito tempo de produção, dinheiro e energia de gestores. O primeiro passo para superar esse medo é conhecer as principais falhas cometidas pelas empresas na hora de implantar um software. Essa, sem dúvidas, é a melhor forma de impedir que elas ocorram em suas próprias experiências. Confira alguns desses erros:

1. Não criar um bom planejamento 

Para um bom resultado na implantação de um ERP, assim como em qualquer outro projeto, é necessário um bom planejamento. Implantar um sistema de gestão integrada de forma inadequada é a raiz da maioria dos problemas que surgem durante a execução do processo.  Dentre os erros mais comuns nessa fase estão as estimativas de tempo e de recurso necessário para realizar essa transformação, assim como também a falta de pesquisa sobre os processos e políticas da empresa, antes da escolha do sistema. Quando as empresas não entendem o contexto atual de suas atividades, fica difícil saber o que precisam fazer para otimizar os processos e negócios.  É importante pontuar todos os problemas e dificuldades que você espera que ele resolva. Se pergunte: “Por que estou implementado esse ERP?”

2. Não pesquisar opções de sistemas

Existem empresas que optam pela primeira proposta que aparece, sem buscar a melhor opção para o seu negócio. Nessas situações, um grande erro é aceitar a oferta sem compará-la com outras soluções ou fazer uma mínima avaliação de suas funcionalidades e de como ela se adequaria em seu dia a dia operacional.  Um ERP precisa atender todas as necessidades e peculiaridades da empresa. Mais do que nunca, ter uma solução que ofereça praticidade e torne a gestão do seu negócio mais fluida e integrada é uma grande vantagem e traz muitos benefícios no âmbito competitivo.  Por isso, a escolha do software é tão importante para emplacar no mercado. Opte por uma solução que garanta o aumento da produtividade nas áreas da sua empresa, com redução de custos, integração de dados e todas as funcionalidades que contribuem para a agilidade das suas atividades diárias. 

3. Não se preparar para a mudança

Ainda que a empresa encontre a solução ideal para seu sistema de gestão empresarial, não é raro que se esqueçam que o treinamento é fundamental para engajar as equipes, fazendo com que entendam os benefícios do sistema, aprendam a utilizá-lo e o adotem de forma proativa no dia a dia.  Nesse momento vale reunir todas as equipes da sua empresa para uma preparação clara e objetiva. É válido lembrar que essa transição precisa acontecer juntamente com uma mudança de perspectiva de todos que fazem parte da organização.  A implementação de um ERP precisa gerar uma mudança cultural dentro da sua empresa, onde todos se envolvem. 

4. Esquecer da manutenção constante

Com o avanço tecnológico cada vez mais iminente, uma solução de ERP pode se tornar rapidamente ultrapassada se a empresa não se preocupar em acompanhar a inovação. A solução de ERP precisa de manutenção ao longo dos anos.  A empresa que resolver implementar esse sistema, precisa continuamente manter o controle e evitar quaisquer falhas sistêmicas que possam afetar a funcionalidade do software. O suporte contínuo garantirá excelentes resultados por mais tempo. Se programar para revisões periódicas e atualizações precisa estar dentro do escopo da sua empresa.

A implantação do ERP ideal para sua empresa 

Ter um bom fornecedor é tão importante quanto não cometer os erros acima, visto que toda a sua organização será impactada com a implementação do ERP na cultura organizacional. Isso demanda experiência e flexibilidade, algo que nem todas as companhias presentes no mercado têm atualmente. E para ter esse e todos os benefícios garantidos que o ERP oferece para o mercado empresarial, conte com a ajuda da ABC71, uma especialista quando o assunto é esse sistema de gestão integrada, garantindo a segurança das informações e a proteção dos dados.  Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais sobre o nosso ERP!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração