Depois que a pandemia causada pelo Covid-19 em 2020 aconteceu, muitas empresas precisaram se adaptar a uma nova proposta organizacional. Os sistemas e rotinas se transformaram e hoje encontramos uma nova realidade dentro das organizações, com as ferramentas digitais dentro do home office protagonizando essa transformação digital.
Em abril de 2020 foram coletados dados de 139 empresas, de pequeno, médio e grande porte, que atuam em todo o Brasil para a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise do Covid-19. Segundo esse estudo, que foi realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), o home-office foi adotado por 46% dessas empresas durante a pandemia. Além disso, um outro estudo realizado pela consultoria de recursos humanos Robert Half mostrou que, de 1.161 profissionais por todo o Brasil, 39% buscariam uma nova oportunidade de emprego caso a empresa onde trabalham resolvesse permanecer 100% presencial.
Com a chegada do trabalho remoto, se viu necessário entender um pouco mais sobre essas ferramentas que auxiliam a dinâmica das empresas, promovendo um espaço digital eficiente dentro das casas dos colaboradores. Com elas, se provou que o home office é um modelo eficiente e viável quando se tem um bom aporte de tecnologias para possibilitar a execução de um bom trabalho dentro do time. Sem contar na modalidade anywhere-office, onde o colaborador pode trabalhar de onde ele quiser, dando a ele a autonomia de desenvolver um bom trabalho no ambiente onde ele se sentir mais confortável.
Portanto, é possível afirmar que o desafio principal, dentro do contexto remoto, dos recursos humanos e líderes de equipe nas empresas é criar uma boa gestão, gerenciando essa nova rotina de trabalho com cada nova tecnologia. Com todos esses benefícios, entendemos que o trabalho remoto cria funcionários mais saudáveis, com perspectiva de carreira e de vida no futuro e com mais qualidade de vida, além de se transformarem em colaboradores mais engajados e felizes.
Os pontos de atenção para o bom funcionamento do home office são muitos: segurança dos dados da empresa, índice de produtividade dos colaboradores, sistemas integrados. E tudo isso só é possível quando se tem uma boa tecnologia para desenvolver esse trabalho com excelência. Existem inúmeras ferramentas digitais que oferecem diversas possibilidades para esse tipo de realidade.
Confira algumas ferramentas essenciais para o trabalho remoto:
ERP: A sigla vem do termo Enterprise Resource Planning, que traduzindo significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. A sua missão é ajudar os seus colaboradores a executar as suas tarefas com mais eficiência, eliminando obstáculos entre um setor e outro, otimizando a comunicação e o compartilhamento de informações vitais para o negócio. Para empresas que adotam o modelo home-office (e para qualquer outra), um ERP na nuvem é fundamental para um bom desempenho e qualidade na execução e qualidade do trabalho desenvolvido. Google Meet: É um serviço de video-conferências do Google, disponível pelo navegador e/ou aplicativo para celular. Essa plataforma exige apenas uma conta do Google para criar ou participar das chamadas online. Ela ainda possui a opção para usar o áudio, vídeo e texto, além do compartilhamento de tela e da gravação de reuniões. Runrun.it: Uma ferramenta on-line de gestão do trabalho remoto, com recursos para gerenciar projetos e tarefas em equipe. Essa solução permite criar listas de atividades colaborativas e hierarquizadas, além de possibilitar o compartilhamento de arquivos, agendar entrega de resultados e produzir vários tipos de relatórios. CRM:É considerada a primeira entre as ferramentas de gestão comercial a oferecer soluções totalmente integradas à nuvem. Seu uso tornou-se indispensável para os gestores que desejam administrar equipes de vendas, organizar tarefas operacionais e otimizar os resultados do empreendimento. Dropbox: Com ele você pode armazenar com segurança todas as pastas e arquivos da empresa e também definir quais serão os acessos dos usuários. Além disso, você poderá também visualizar o histórico da conta e dos usuários, vendo assim como as informações da empresa estão sendo trabalhadas por cada membro do time.São muitas as ferramentas digitais para o ambiente corporativo e cada uma delas possui diversas funcionalidades. Entretanto, para implementação de um modelo de trabalho home office, a melhor opção é a utilização o menor número possível dessas ferramentas, mas que permitam integração e cumpram todas as necessidades da sua empresa.
Um sistema interno fácil e ágil dentro da empresa é imprescindível para o desenvolvimento de um trabalho remoto. OERP Administrativo e Comercial da ABC71, por exemplo, facilita as tarefas do dia a dia com um banco de dados integrado, atualizado e em nuvem, e possibilita a organização de todos os procedimentos da área administrativa. Além disso, ele engloba os módulos de vendas, faturamento e NF-e online com o SEFAZ (Secretaria da Fazenda), respeitando a legislação e fornecendo ao gestor ferramentas para a obtenção de resultados baseados em redução de custos e ampliação da eficiência.
Além disso, a ABC71 possui outras soluções essenciais para o bom funcionamento da sua empresa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores para mais informações sobre nossas soluções.
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