Qualquer empresa busca aumentar a competitividade para se destacar no mercado. Porém, o que muitos esquecem é que o setor financeiro é uma área que deve ser levada em consideração para aprimorar resultados. Sem um controle financeiro adequado, a empresa tende a fracassar.
Se hoje no Brasil são 66,6 milhões de pessoas que estão com os nomes negativados por dívidas, as empresas não ficam muito para trás. De acordo com a Serasa Experian, já são 6 milhões de organizações que estão com contas negativadas no país, um aumento de 3,45% em relação a 2021, sendo que, atualmente, são cerca de 20 milhões de empresas ativas em território brasileiro.
Neste cenário, utilizar recursos tecnológicos para o controle financeiro torna-se imprescindível para o desenvolvimento de um negócio. A seguir, entenda como a tecnologia pode te auxiliar na gestão financeira da sua empresa.
Apesar do crescimento de empresas abertas nos últimos anos, o retrospecto de mantê-las ativas não é muito favorável. De acordo com o levantamento Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, do IBGE, a cada 10 empresas abertas, 6 não conseguem se manter na ativa por mais de 5 anos.
Obviamente, o sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, e ter um controle financeiro estruturado e preciso possui um papel importante para otimizar processos, atingir os objetivos planejados, e claro, garantir a sobrevivência do negócio.
Com uma boa organização financeira dentro da sua empresa, você consegue uma maior centralização das informações, reduzir gastos e acompanhar as movimentações, além de ter um maior controle do fluxo de caixa. Por isso, definir algumas estratégias, com auxílio da tecnologia, é essencial para obter o máximo de eficiência no controle financeiro da empresa.
Hoje em dia, conseguimos resolver muitas coisas do cotidiano com apenas alguns cliques no celular ou computador. Compras de roupas, comida e até medicamentos, utilização de serviços bancários, realização de cursos ou reuniões, etc. Com a tecnologia, é possível mesclar o mundo real e o mundo virtual. E nas organizações? Será que é possível potencializar os resultados de um negócio com uma tecnologia aplicada à gestão financeira?
A tecnologia de gestão financeira refere-se então ao conjunto de soluções que, por meio da transformação digital, garantem a otimização e o sucesso da gestão financeira de um negócio.
Processos obsoletos, demandas simultâneas, dificuldade em acessar informações, tomada de decisões estratégicas e mudanças do mercado são alguns desafios encontrados na gestão financeira empresarial. Para lidar com essas adversidades, é preciso adotar soluções estratégicas, e nada melhor que apostar em um software de gestão para ser um aliado nesses processos.
Um exemplo de software de gerenciamento de processos é o ERP. Muito utilizado pelas organizações que investem em tecnologia, esse software integra diversas áreas de uma empresa: recursos humanos, finanças, contabilidade, logística, custos e vendas. Dessa maneira, os processos são otimizados e os resultados, junto com os lucros, são potencializados.
Processos que antes eram feitos em planilhas de Excel e até mesmo no papel, hoje deram lugar a softwares, otimizando as atividades e garantindo mais eficiência e rapidez. A tecnologia oferece soluções inteligentes e eficazes, fazendo com que a integração com outros setores contribua para um controle financeiro mais rápido e eficiente.
O ERP (Enterprise Resource Planning, ou em português, Sistema de Gestão Empresarial) é um software que automatiza os processos e integra todos os departamentos da empresa, desde o financeiro e contábil, passando pelo jurídico, recursos humanos e até a área de vendas.
Desse modo, as informações ficam centralizadas, auxiliando os gestores a terem uma visão mais ampla e tomadas de decisões mais rápidas e eficientes. Com o ERP, é possível ter um controle financeiro completo: emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, etc. Obrigações acessórias junto ao Fisco, apuração de impostos, cálculo da folha de pagamento, emissão das demonstrações contábeis… atividades contábeis contribuem para manter um controle financeiro adequado na empresa.
Agora que você já entendeu a importância da tecnologia no controle financeiro empresarial, vamos citar as principais vantagens:
A gestão financeira exige atividades periódicas, como relatórios, faturamento, cadastro de venda, emissão de boletos, etc. Utilizar recursos tecnológicos permite que tarefas manuais sejam transformadas em processos mais automatizados, agilizando etapas sem erros
Um dos aspectos mais importantes para o controle financeiro está na coleta e análise de dados. Sendo assim, um bom sistema permite levantar dados essenciais com eficiência e agilidade, de modo que seja possível realizar uma análise completa e estratégica. Em caso de erros encontrados, é possível tomar decisões e desenvolver ações mais assertivas.
Como já mencionamos no decorrer do artigo, integrar setores permite um maior controle financeiro>. Aprovação de gastos, prestação de contas, compras de insumos e matérias-primas, e alinhamento de orçamento são exemplos de situações que ocorrem nas organizações, e que precisam de aval de um outro setor, no caso, o financeiro.
Por isso, centralizar as informações entre os departamentos permite que os processos sejam mais ágeis.
Entender o ritmo de entrada e saída de dinheiro permite que as organizações tomem decisões mais inteligentes sobre gestão de capital e controle financeiro. Por exemplo, será que vale a pena trocar o fornecedor por um mais barato, ou perderá a qualidade do produto? Será que reduzir as viagens corporativas vai trazer mais lucro para a empresa, ou vai impactar na hora de fechar novos negócios? Será que investir em tal departamento vai trazer um maior crescimento?
Sabemos que tarefas manuais são trabalhosas e passíveis de erros humanos. Para um negócio, isso significa perda de dinheiro. Por isso, otimizar os processos permite a redução de transtornos e retrabalhos, além de aumentar a produtividade do colaborador, que estará mais focado em tarefas mais estratégicas.
A tecnologia permite a otimização de processos, simplificando e agilizando diversas tarefas. Com a diminuição de tarefas burocráticas feitas pelo colaborador, há a possibilidade da organização ter uma equipe mais enxuta e diminuir seus custos, de forma que os colaboradores poderão executar tarefas mais analíticas e menos mecanizadas.
Utilizar planilhas e sistemas obsoletos, além de ser trabalhoso, faz com que você corra riscos desnecessários. É possível que alguém tenha acesso às informações ou até mesmo você perca em algum momento, por exemplo, por conta de vírus. Por isso, usufruir de softwares que garantem segurança e tenham backup é extremamente importante para o controle financeiro.
Além disso, por meio da tecnologia você pode acessar as informações de forma remota, independente do local e a qualquer hora.
Este último tópico traz um grande resumo sobre a utilização de tecnologia para o controle financeiro da empresa. A otimização de tempo acontece porque as tarefas burocráticas são automatizadas, assim, gestores e colaboradores conseguem utilizar o tempo em atividades mais prioritárias e estratégicas.
Agora você já sabe como a tecnologia auxilia no controle financeiro de diversas formas, sendo um quesito essencial para a sobrevivência de uma empresa em um mercado tão competitivo. Para garantir o máximo de agilidade, eficiência e assertividade, você pode contar com ABC71!
Conheça nosso sistema ERP e veja como esse recurso tecnológico é capaz de realizar uma análise de dados completa para o acompanhamento de todo o desenvolvimento planejado. Além disso, com o sistema ainda é possível prever erros e instabilidades. Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e saiba mais!
🕔 21 de novembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria