Gerenciar uma indústria ou fábrica é uma tarefa desafiadora. Para manter a competitividade e produzir mais em um menor tempo, é preciso investir em treinamentos e tecnologias. Um ERP Industrial se torna essencial quando uma empresa deseja integrar processos de forma eficiente.
Investir em tecnologia já não é uma opção, e sim uma necessidade. A organização que não pensa dessa maneira, com certeza ficará para trás. Segundodados do IBGE, são 306 mil indústrias no Brasil, portanto, um mercado cada vez mais acirrado com um consumidores mais exigentes, é requisito quase obrigatório oferecer agilidade e qualidade para o negócio se manter saudável e competitivo.
Com o ERP industrial, as empresas realizam a integração entre os setores, de modo que as informações passam a ser centralizadas, a ponto de diminuir erros e os setores atuarem de forma mais estratégica e assertiva na tomada de decisões. Para entender mais sobre a importância desse sistema na indústria, continue lendo o artigo a seguir!
As indústrias e fábricas já são símbolo do avanço tecnológico desde a Primeira Revolução Industrial, em 1760. Atualmente, estamos na Quarta Revolução Industrial, sendo imprescindível o uso da tecnologia para automatizar processos administrativos, financeiros, de gestão de pessoas, marketing e até mesmo as operações de chão de fábrica. E é aí que entra o ERP industrial.
O ERP (Enterprise Resource Planning, traduzido do inglês como Planejamento dos Recursos da Empresa) é um sistema de gestão que automatiza todos os setores e processos de forma planejada e eficiente.
Com esta solução, a indústria consegue ter uma visão mais global e controlar a movimentação dos insumos produtivos, emitir notas fiscais, manter o fluxo em dia, capacitar a gestão do chão de fábrica, entre outros. É um sistema que atende a qualquer porte e segmento.
O ERP industrial deve atuar na:
Com a adoção desse sistema, os processos manuais passam a ser automatizados, a fim de reduzir erros e custos, além de aumentar a produtividade. Desta forma, um colaborador, que antes utilizava seu tempo em funções operacionais, pode auxiliar em questões mais estratégicas para o crescimento da empresa.
Com os processos mais otimizados, também ocorre a integração entre os setores. Se antes para ter acesso a informação de outro departamento era preciso enviar um e-mail e aguardar um prazo para receber os dados solicitados, com o ERP industrial é possível acessar as informações dos times em poucos cliques, facilitando a decisão de estratégias de forma mais rápida e assertiva.
Com um software de qualidade, a indústria consegue controlar e visualizar em tempo real o chão de fábrica e suas entregas. Dessa forma, é possível programar as entregas e avaliar investimentos em máquinas, insumos e equipe com muito mais precisão.
Um ERP industrial também auxilia na centralização de informações para a redução de erros. Além disso, é possível fazer a análise de indicadores de desempenho para antecipar futuros problemas, trazer soluções mais assertivas e é claro, observar tendências.
Entre as suas vantagens, podemos citar:
Agora que você já sabe a importância de utilizar o sistema ERP na sua empresa, trouxemos algumas dicas para um melhor uso:
Existem diversas soluções no mercado, porém, às vezes, o barato pode sair caro. Então, avalie as alternativas e entenda as maiores necessidades da empresa para uma melhor escolha.
Durante a instalação e integração do sistema, não esqueça de personalizá-lo de acordo com a rotina da sua indústria. Assim, o uso se tornará mais simples e rápido, uma vez que as funcionalidades estão mais acessíveis.
Qualquer novo sistema ou equipamento instalado em uma empresa, é primordial que os colaboradores passem por treinamentos, tanto para o processo de implementação, quanto para a solução de problemas. Dessa forma, eventuais falhas são corrigidas de forma mais rápida e sem desespero.
Instalação feita e colaboradores treinados. Mesmo tudo ocorrendo de maneira planejada, saiba que alguns imprevistos podem acontecer e é preciso estar preparado para essas situações. Adaptar-se a novas tecnologias requer paciência, então, na hora de estabelecer metas e novas projeções, considere eventuais atrasos ou mudanças.
Não esqueça de observar como está a evolução da organização após a instalação do ERP industrial. Compare como a empresa está agora e como estava meses atrás. Dessa maneira, fica mais fácil estabelecer os caminhos para alcançar os objetivos.
O ERP industrial é focado nas áreas: administrativa, comercial, materiais, financeira, engenharia de produto, planejamento e apontamento de produção, estoque e inspeção de qualidade. Podemos mencionar funcionalidades como:
Um ERP industrial pode beneficiar um negócio de diversas maneiras. A indústria consegue criar um fluxo de trabalho mais otimizado e inteligente, com estratégias e decisões mais assertivas, a fim de aumentar a produtividade, reduzir erros e custos.
Você pode contar com a ABC71 para garantir o sucesso do seu negócio. Preocupada com as necessidades dos nossos clientes, desenvolvemos um software 100% brasileiro e na nuvem que ajuda na boa gestão das organizações.
Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!
🕔 21 de novembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria