A
gestão de custos em uma indústria envolve muito mais do que simples cortes de gastos, exigindo o controle de cada processo, matéria-prima, e mão de obra na produção. Entenda como tomar decisões fundamentadas e assertivas, sem prejudicar a sua produtividade e a qualidade de suas entregas!
Como otimizar as estratégias da sua gestão de custos?
1. Planeje e fundamente a gestão de custos da sua indústria
O primeiro passo para prevenir prejuízos, desperdícios e gastos desnecessários é programar a sua produção. A ociosidade e desorganização nos processos impactam diretamente no atendimento aos prazos e no lucro da sua indústria, portanto, planeje todas as etapas de forma precisa e detalhada, encaixando a carga horária de seus colaboradores conforme a prioridade de cada setor e a disponibilidade de seus equipamentos.
2. Invista no controle da produtividade e de toda a produção
Além de planejar, é preciso garantir o controle de todos os processos da sua produção, reduzindo os riscos operacionais, realizando a manutenção preventiva das máquinas e provendo todas as informações e os recursos necessários para que a sua equipe trabalhe da melhor forma. Dessa forma, você previne sua indústria de paradas inesperadas, quedas na produtividade ou atrasos, além de promover a satisfação de seus clientes e a lucratividade do seu negócio.
3. Entenda o custo do seu produto
Conforme a pesquisa realizada pela Aberdeen Group, 46% das indústrias apontam a falta de uma visão consolidada dos custos dos produtos e serviços como uma das principais dificuldades da
gestão de custos. Além disso, 27% levanta a imprevisibilidade do custo com matéria-prima como um problema na definição das estratégias.
Hoje, como a sua indústria garante que está cobrando o preço certo, considerando a margem de lucro ideal para cada produto ou serviço? Bom, para isso, é preciso contar com informações atualizadas e confiáveis, incluindo históricos e previsões sobre o momento do mercado, o cenário financeiro da sua empresa, o volume de vendas e todo o fluxo de caixa, equilibrando os custos e os retornos da sua produção.
4. Priorize a qualidade
Produzir com qualidade, sem retrabalhos e desperdícios, também constitui um aspecto essencial da gestão de custos da sua indústria. A escolha certa do fornecedor, bem como o
gerenciamento otimizado dos materiais, permite um estoque minimizado, organizado, e ainda assim com alta disponibilidade dos itens de alta rotatividade, evitando produtos fora da validade, prejuízos e perda de qualidade.
A partir disso, você ainda conquista parcerias duradouras e consistentes, além de agregar valor à sua marca e ao que ela oferece para o mercado, potencializando a lucratividade em suas entregas!
5. Automatize os processos
De acordo com o que a pesquisa da Aberdeen Group também destacou, 27% das indústrias enfrentam dificuldades em visualizar e apurar os custos de maneira ágil, a tempo de tomar decisões e estabelecer medidas corretivas.
Esse está entre um dos principais problemas na gestão de custos industrias, muitas vezes, realizada manualmente em planilhas e anotações, dando margem para erros de cálculo, perdas ou desatualização de dados.
Para te ajudar com esse processo e com o acompanhamento de todas as suas ações, um sistema de gestão é uma estratégia essencial. Além de permitir a visão de seus custos em tempo real, um ERP integra todo o controle financeiro da sua indústria com cada etapa da produção, controlando o estoque, a relação de seus fornecedores, a qualidade e a disponibilidade de seus equipamentos.
Se quiser entender melhor como um sistema pode otimizar a sua
gestão de custos,
converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!
Em nosso eBook “
Guia de Gestão para Indústrias”, você também pode conferir dicas exclusivas para esse e outros processos do seu gerenciamento. Baixe gratuitamente!