Dentro de uma empresa, são inúmeras as tarefas e atividades que todos os colaboradores precisam realizar todos os dias. Desde o contato com os fornecedores, até o atendimento ao cliente, passando por entrega de mercadorias e vendas, uma série de processos foram realizados e a partir de uma gestão do conhecimento, os negócios podem ter retornos mais positivos.
Todas essas fontes de informações são consideradas importantes e o principal desafio está em realizar uma estruturação de todos os dados produzidos e direcioná-los para um trabalho em sintonia de todos os setores.
A implementação de uma gestão do conhecimento traz a garantia de que um alto conhecimento em determinada área não fique restrito para apenas algumas pessoas do setor, mas que mais pessoas possam a conhecê-lo, o que estimula a inovação.
O conceito da gestão do conhecimento surgiu no início da década de 1990, como uma solução do desafio que as indústrias tinham para extrair o conhecimento acumulado pelos funcionários ao longo de um tempo. Ele foi definido não mais como uma eficiência operacional e sim como parte estratégica fundamental das organizações.
Em um cenário complexo, os profissionais de uma empresa sempre devem estar atentos as mudanças no modo de trabalho, pois transformações podem ocorrer em todos os campos e o modo de operação também pode sofrer alguma alteração.
Quando falamos em gestão do conhecimento, precisamos diferenciar de dados e informações, uma vez que dados são conceitos que produzem a informação; que por sua vez são os dados agregados de maneira a produzir um significado dentro da organização.
Portanto, podemos definir que a gestão do conhecimento é uma administração de todo o conhecimento que uma determinada empresa ou instituição possui com a finalidade de aumentar e potencializar os resultados.
Como exemplo, podemos citar uma empresa de materiais de construção, na qual existem vários setores e cada colaborador do mesmo possui um conhecimento específico. A troca de conhecimento entre esses colaboradores garante melhor desempenho e todos se beneficiam.
Um estudo realizado pela International Data Corp. (IDC), aponta que a falta de uma gestão do conhecimento é responsável pela perda de US$ 31,5 bilhões em empresas listadas na Fortune 500. Especialistas demonstram que é fundamental existir este processo e usam como exemplo o atentado de 11 de setembro, no qual acreditam que uma troca maior de informações entre a CIA e o FBI poderia ter frustrado os planos dos terroristas.
A gestão de conhecimento tem como principal propósito conectar fontes de geração com as necessidades de aplicação do conhecimento. A transferência de conhecimento deve ser facilitada para as pessoas e para isso precisa:
Após cumprir essas quatro etapas, a empresa está habilitada para geração de valor e aumentar a competitividade no mercado.
Além de potencializar os negócios dentro da sua empresa e garantir uma padronização de todos os processos, a gestão do conhecimento pode apresentar ainda outros benefícios dentro da sua indústria. Confira:
Após entendermos sobre a gestão do conhecimento e a importância que este conceito traz para dentro das indústrias, é fundamental saber como aplicar.
O primeiro passo é fazer um mapeamento completo de todas as competências necessárias na empresa com o nível completo de conhecimento dos colaboradores. O investimento em período de treinamentos e maior integração entre os setores pode facilitar esse processo.
A implantação de um sistema de gestão do conhecimento é fundamental para garantir esse processo e a ERP poderá te ajudar com esse processo. Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores!
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