A tecnologia proporcionou uma grande mudança em todos os segmentos de mercado existentes e a contabilidade não ficou de fora. Sendo um dos setores mais importantes da indústria para conter gastos e ficar em dia com obrigações fiscais, sua relevância passou a ser ainda maior com a pandemia, que levantou dúvidas e previsões sobre como será a contabilidade do futuro.
Essa ciência já está em nossas vidas desde 300 a.C., e surgiu junto com o nascimento da escrita, com papiros que registraram as primeiras movimentações comerciais da história.
Um dos marcos mais importantes do setor na atualidade foi a aprovação da lei nº11638/07 que modificou a lei nº6404/76, – antiga lei das S.A. Isso significou a transição do Brasil para a adoção das Normas Internacionais de Informação Financeira (IFRS), o que trouxe a pauta de gestão contábil para dentro dos escritórios, sendo importante para atender às exigências do mercado e ter mais transparência e segurança dos dados.
Atualmente, a rotina do contador é mais prática, graças ao auxílio de tecnologias que automatizam e dão acesso aos dados de maneira facilitada. E essa é a premissa básica da contabilidade do futuro: sistemas gerenciais que apoiam a rotina e tornam a produtividade no segmento ainda maior.
Os sistemas de gestão são marcos tecnológicos que dão mais insumos para que os profissionais da contabilidade do futuro sejam capazes de agilizar e organizar da melhor maneira suas demandas.
Se antes os contadores tinham como base apenas informações fiscais e tributárias, hoje, na era da contabilidade 2.0, eles podem ter acesso a tudo que está relacionado à contabilidade e ainda dados históricos que podem ajudar em planejamentos e casos futuros, tudo isso fornecido pelo sistema de gestão.
A pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus evidenciou a importância da contabilidade e da tecnologia como aliada na tomada de decisões. Afinal, em um período de incertezas econômicas, os contadores tiveram protagonismo na contenção e organização dos gastos de uma companhia.
Para isso, o sistema de gestão é capaz de apoiar diversas demandas, tais como:
Um sistema de gestão ERP é capaz de fazer o controle dessas e outras informações da melhor maneira possível. Ele oferece inclusive a possibilidade de tornar esses processos automatizados e também disponíveis entre diversos setores de uma empresa, o que garante um maior alinhamento entre as áreas.
O uso da inteligência artificial para automatizar processos mecânicos é uma solução que diversas áreas estão aderindo. Na contabilidade, em que processos fiscais são altamente exigidos e existe uma quantidade imensa de dados contábeis sendo gerados a todo o momento, o uso dessa e outras tecnologias é bastante constante.
Além do sistema de gestão, robôs fiscais são capazes de fazer consultas, cruzar dados automaticamente e tornar o processo de tributação mais simples e rápido, como por exemplo, a emissão e armazenamento de notas fiscais.
Essa é a era da contabilidade do futuro acontecendo desde já em escritórios brasileiros e revolucionando a forma do contador 2.0 trabalhar.
O profissional da contabilidade atual entende que o seu papel não é mais ser o gerador de planilhas e números, mas sim uma função estratégica para avaliar e garantir a saúde financeira da sua empresa. Entre as principais vantagens que a tecnologia pode proporcionar destacamos automatização de atividades econômicas, maior facilidade de análise de dados e cruzamento automático de informações.
A ABC71 foi pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial no Brasil, e continua inovando para oferecer sempre as melhores soluções em tecnologia para ajudar as indústrias a serem mais lucrativas.
Especialista em softwares para a indústria, a ABC71 tem a solução certa para tornar a contabilidade do futuro uma realidade no seu escritório agora mesmo. Para saber mais, clique aqui e faça o download gratuitamente do nosso material exclusivo sobre o assunto!
🕔 21 de novembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria