É importante que os gestores e administradores de uma empresa entendam a cadeia de suprimentos, a sua importância e também necessidades. Parte do entendimento da cadeia diz respeito ao upstream e downstream, processos indispensáveis para um bom fluxo de trabalho.
Manter a produtividade e a fluidez da produção é uma tarefa difícil, mas é fundamental para garantir que todas as etapas sejam realizadas sem contratempos. Isso não é útil apenas internamente, mas também evita inúmeros transtornos relacionados à insatisfação do cliente e, consequentemente, à queda dos lucros.
Os conceitos upstream e downstream fazem parte da cadeia de suprimentos e conhecê-los a fundo é importante para garantir a separação das tarefas, bem como o fluxo de trabalho.
Upstream refere-se às atividades necessárias para obter um determinado produto ou matéria-prima. Por isso, quando falamos em upstream, falamos em busca e extração de materiais, apenas.
Já as etapas de downstream são referentes ao processamento das matérias-primas obtidas no upstream. Ou seja: tornar a matéria um item definitivo, além de também abranger a venda deste produto. Normalmente, é possível incluir no downstream elementos de atacado, varejo e de distribuição.
Muitas empresas optam pela integração do processo de upstream e downstream por achar mais eficiente e bem mais econômico, permitindo que ela própria consiga controlar melhor essas etapas e seus resultados. Isso é muito vantajoso para o aspecto geral da produção e também para o controle dos processos.
Além disso, integrar os processos permite que os gestores acompanhem as etapas de ponta a ponta, o que diminui a incidência de erros.
Apesar disso, para garantir esse controle, é importante contar com ferramentas aliadas. Isso vale tanto para a integração do upstream e downstream como também para cada processo separado dentro da cadeia de suprimentos.
Um dos principais softwares que contribui na organização e eficiência para controle do upstream e downstream é o ERP. Sua sigla significa Enterprise Resource Planning e é uma ferramenta de gestão de processos perfeita para dar independência às tarefas ao mesmo tempo em que integra todas elas.
Conheça abaixo alguns dos principais benefícios que o ERP traz para o upstream e downstream.
Além de facilitar o fluxo do trabalho, o ERP permite que as informações do upstream e downstream (e de qualquer outra área) sejam atualizadas em tempo real, garantindo a melhor precisão dos dados.
Isso é fundamental para que os gestores acompanhem quaisquer alterações rapidamente, permitindo que a tomada de decisão seja feita com assertividade e eficiência.
Por permitir um fluxo de trabalho eficiente, o uso do ERP nos processos de upstream e downstream aumenta consideravelmente a produtividade das etapas, tornando-as mais dinâmicas e automatizadas.
Por esse motivo, além da produtividade, outros aspectos na produção também são elevados, como o índice de acertos, a rapidez das atividades, a qualidade do processo, entre muitas outras questões.
O ERP é um sistema altamente tecnológico e preciso. Por isso, ele contribui diretamente para identificar os gargalos na produção e permite que os gestores tomem a melhor decisão para que o fluxo de trabalho e da cadeia de suprimentos se dê sem grandes problemas.
Esse benefício também acontece porque o software possibilita definir tarefas, prioridades, hierarquias e outros, o que deixa bem fácil para identificar as falhas, onde elas ocorreram e a melhor maneira de corrigir.
O ERP não deixa apenas a sua produção automatizada, mas também bem mais inteligente e qualificada para suprir as suas necessidades, não importa o quão específicas elas podem ser.
E para garantir todos os benefícios nas etapas de upstream e downstream, conte com a ABC71, que trabalha há 5 décadas como desenvolvedora de um ERP altamente eficiente e capaz de aumentar a produtividade da gestão da sua empresa.
Tudo isso em uma ferramenta 100% na nuvem e tecnológica, como deve ser! Aumente sua produtividade ao mesmo tempo em que diminui os retrabalhos, erros e falhas.
Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria
🕔 12 de novembro de 2024
Tendências do Mercado