A cultura organizacional diz respeito, entre outras questões, às regras, aos valores e também ao que é defendido por uma determinada organização. Portanto, não é surpresa quando a implementação do ERP impacta diretamente na forma como essa cultura é exercida.
Isso porque o ERP é um software de gestão capaz de integrar todas as informações em um único lugar, o que modifica a comunicação entre os setores e o fluxo de trabalho de maneira geral. Entretanto, essa mudança não é negativa, pelo contrário: implementar o ERP ajuda e muito na cultura organizacional das empresas.
E isso diz respeito às diferentes áreas: financeira, tributária, jurídica, cadeia produtiva e outras.
Mas qual a importância do ERP na cultura organizacional e por que as empresas devem se adaptar ao software?
A transformação digital é uma realidade e pode ser percebida em diferentes detalhes, de maquinários mais tecnológicos aos sistemas de gestão diários. Tudo isso faz parte de um ecossistema funcional e que busca trazer melhores práticas para a rotina produtiva. Isso, diretamente, impacta na cultura organizacional.
Exatamente por ser um software de gestão e integração, o ERP se encaixa como ferramenta da transformação digital nas indústrias, ocasionando em uma série de vantagens que são percebidas não apenas pelos gestores, mas também por todo e qualquer profissional que tenha contato direto com a ferramenta.
A cultura organizacional é impactada diretamente na implementação do ERP e isso é muito positivo. Imagine diminuir tarefas repetidas e aumentar a produtividade, sem deixar de lado os principais valores da empresa.
Isso pode interferir em metodologias e até mesmo algumas regras de produção já estabelecidas, mas é exatamente por isso que se torna tão importante adaptar o empreendimento: garantir melhores resultados com métodos efetivos e sem precisar investir muito dinheiro para isso.
Abaixo, confira alguns dos principais benefícios que o ERP oferece dentro da cultura organizacional.
Se algo sempre foi feito de determinada maneira, isso não quer dizer que ela está certa ou que é a forma mais adequada de realizar o processo. É aqui que o ERP provoca um dos maiores impactos na cultura organizacional: na criação de novas metodologias.
Isso pode não ser fácil ou então não ser bem aceito desde o começo, mas, definitivamente, o software oferece as melhores formas de gerir o negócio. Assim, optar pela sua adesão é muito vantajoso, pois novas metodologias são desenvolvidas e a cultura da sua empresa é melhorada consideravelmente.
Um dos benefícios principais relacionados à mudança na cultura organizacional com o ERP na nuvem é a produtividade. Por ser um software integrador e que gera comunicação entre as áreas, os índices de produtividade se mantêm sempre no alto, permitindo que todos os processos sejam realizados.
Para além de otimizar a produção, o aumento da produtividade também diz respeito ao melhor aproveitamento do tempo do profissional na sua jornada de trabalho diária, sem necessidade de realizar tarefas repetitivas ou retrabalhos que poderiam ser evitados.
A cultura organizacional adota práticas que, muitas vezes, são desnecessárias para o dia a dia do trabalhador e da própria empresa em si, o que pode gerar atrasos, prejuízos e queda na produtividade. Aliada ao ERP, a cultura organizacional de uma empresa é personalizada conforme as suas necessidades, eliminando tarefas que não são fundamentais.
Tudo isso é feito pela tecnologia presente na ferramenta, capaz de otimizar e automatizar as atividades e, assim, mostrar aos gestores o que é de fato necessário ou não.
Só por optar em adaptar a cultura organizacional com a ajuda do ERP na nuvem já é uma maneira de evoluir no meio corporativo, mas, além disso, manter-se focado ao objetivo contribui bastante para que todo esse processo seja feito com a eficiência esperada.
Explicar aos profissionais os benefícios do ERP na cultura e garantir que entendam que a sua cooperação traz mais do que resultados para a empresa como um todo, mas também para eles de forma individual, garante uma equipe verdadeiramente motivada para os trabalhos diários.
Mais estratégia e menos trabalho mecânico.
Em um primeiro momento, adotar o ERP para melhorar e adaptar a cultura organizacional pode causar insegurança e até desconfiança por parte de todos. Sentimentos de estranheza e resistência podem até ser comuns, mas o bom senso comum deve prevalecer para garantir que a cultura seja a melhor possível. Isso beneficia os profissionais individualmente e a empresa como um todo.
O período de adaptação pode ser repleto de incertezas e até demorar um pouco para passar, já que não é fácil adaptar a cultura organizacional a uma nova ferramenta, principalmente uma tão completa como o ERP. Mas é importante manter o foco e receber as novas mudanças para, finalmente, enxergar os resultados.
O sucesso de implementação do ERP na cultura organizacional também está diretamente ligado a quem oferece o software, e não apenas a como ele é implementado na empresa.
Portanto, buscar por desenvolvedoras confiáveis do ERP na nuvem é um bom ponto de partida, já que elas dão o suporte sobre a sua ferramenta, além de tirar quaisquer dúvidas persistentes em relação ao sistema. Elas ajudam desde o primeiro contato até o pós-venda.
Contar com uma empresa fornecedora é também muito importante, visto que toda a sua organização será impactada com a implementação do ERP na cultura organizacional. Isso demanda experiência e flexibilidade, algo que nem todas as companhias presentes no mercado têm atualmente.
Além disso, a adaptação é bastante complexa e exige uma empresa capaz de facilitar todo o processo e fazer com que essa fase seja menos complicada e mais simples, o que faz completa diferença para a experiência do uso do software, principalmente nas primeiras semanas.
E para ter esse e todos os benefícios garantidos que o ERP oferece na cultura organizacional, conte com a ajuda da ABC71, uma especialista quando o assunto é esse sistema de gestão integrada, garantindo a segurança das informações e a proteção dos dados. Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais sobre o nosso ERP!
🕔 21 de novembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria