Fazer a gestão de custos e despesas é uma necessidade que qualquer negócio precisa se atentar, afinal, é essa organização feita de maneira coordenada que vai ajudar uma empresa a ter lucro no final de um período. Muitas pessoas confundem o conceito de custo e o de despesas. Apesar de parecer que eles tratam da mesma coisa, você vai entender que não é bem assim.
Uma coisa é certa: conter e organizar tanto os custos como as despesas é fundamental. Isso porque a economia é bastante volátil, e a sua indústria precisa estar preparada e ter uma reserva financeira para qualquer imprevisto. Exemplo disso foi o aumento dos preços de matéria-prima em 2021, decorrente da pandemia de coronavírus em 2020. Dados de julho de 2021 divulgados no balanço da FGV, mostraram que o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) teve alta de 33,83%.
Para as indústrias, acompanhar as variações nesse índice é fundamental, afinal, ele mensura as variações nos preços do mercado englobando todo o processo produtivo e não apenas atividades-fins. Logo, contribui para todas as etapas da Supply Chain e ajuda os segmentos da manufatura a se adequarem e prepararem suas contas até mesmo para o repasse ao consumidor final.
Isso só mostra o quanto é importante controlar os custos e despesas para não ter que lidar com problemas financeiros na sua indústria. Mas antes de saber mais sobre como fazer o controle de gastos, é importante entender esses conceitos, suas diferenças e como mapeá-los. Além disso, vamos te apresentar como a tecnologia oferece todo o suporte para que a sua empresa consiga gerenciar tudo isso de maneira mais automatizada.
A principal diferença entre o custo e a despesa é que o primeiro está relacionado diretamente com as atividades-fim do negócio, por exemplo, a compra de matérias-primas. Já o segundo, são gastos que a sua indústria terá, mas que não tem relação direta com o produto final, como manutenção de máquinas e outros gastos administrativos.
Todas essas informações precisam estar contidas no relatório contábil da sua empresa, que é onde todas as informações sobre ganhos e gastos devem estar para você identificar o momento em que você está e se o seu negócio é realmente lucrativo.
Nesse contexto, não é exagero dizer que os custos e despesas são os dois indicadores de maior importância para manter a saúde do seu negócio.
Para entender com mais precisão e detalhes, separamos a seguir um detalhamento maior sobre os dois conceitos e o que deve ser calculado como custo e também despesa. Além disso, vamos falar sobre os diferentes tipos de custo para você conseguir mapear tudo com o máximo de detalhes:
Os custos representam a somatória de gastos necessários para que a empresa realize suas atividades de maneira mais específica, ou seja, está totalmente relacionado às necessidades do produto final. Esse conceito irá corresponder ao consumo de tudo aquilo que é fundamental para manter o seu estoque e produção. Ou seja, sem algum desses itens, não é possível entregar o produto final.
Existem 4 principais tipos de custos. São eles:
São aqueles atribuídos aos produtos ou serviços da indústria que a empresa atende, ou seja, são valores fundamentais que precisam estar contidos para fazer a precificação do produto final. Eles costumam ser mais fáceis de serem identificados e mapeados.
Os custos indiretos são aqueles que são fundamentais para o funcionamento da indústria, mas não tem relação direta com o produto final. São eles: água, luz, internet (se necessário), aluguel, etc. Por serem indiretos, eles não são considerados no detalhe para a precificação dos produtos, apenas um rateio incorporado ao cálculo final.
Os custos fixos são aqueles que não sofrem variação de valor ao longo do tempo, independente do quanto foi produzido no mês, por exemplo, salário e o aluguel (como podemos ver, um custo indireto também pode ser fixo). Isso significa que em um determinado período, o valor de custo será o mesmo, sofrendo pouca ou nenhuma variação.
Indo na retaguarda dos fixos, os custos variáveis são influenciados pela produtividade e demanda de uma indústria. Ou seja, no mês que a empresa produz mais, os custos são maiores com energia e matéria-prima.
Exemplos de custos:
As despesas podem contemplar alguns tipos de custos também, mas no geral, ela se refere aos gastos relativos à administração de uma empresa, ou seja, áreas comerciais, marketing, financeiro, administrativo, etc.
Isso significa que apesar de ter bastante impacto nos custos voltados à operação, as despesas estão mais na retaguarda. Por essa razão, não há como dizer que não existe uma relação entre custos e despesas, na verdade, são bastante complementares.
Alguns exemplos de despesas que podemos citar, são:
Sabemos que fazer a gestão de custos e despesas é muito importante para qualquer indústria, afinal, esses dois indicadores são fundamentais para garantir e identificar o lucro da sua empresa. Mas como fazer isso com tamanha granularidade e nível de detalhes?
Com tecnologia! Você sabia que um sistema ERP é capaz de mapear e fazer toda a gestão de custos do seu negócio? Isso porque com um sistema de gestão integrada, você pode contar com máxima transparência e alinhamento de todas as áreas do seu negócio, com isso, também os gastos e investimentos em cada uma delas.
Além disso, a ferramenta oferece dashboards para que você consiga entender de maneira mais visual o momento da sua empresa, o que ajuda na tomada de decisões.
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