Planejar os materiais necessários para a sua produção é um passo fundamental para o bom funcionamento e a lucratividade da sua indústria. Mas esse não é o único fator que deve receber a sua atenção. Na verdade, sem a integração com outros setores, como Vendas, Compras, Estoque, Controle da Produção e Engenharia de Produção, é impossível controlar a sua demanda e capacidade produtiva. Assim, em complemento ao módulo MRP (Material Requirements Planning), surge o
MRP II (Manufacturing Resources Planning).
Enquanto o MRP é focado no planejamento do que, quando e quanto comprar e produzir, o
MRP II vai além, avaliando se sua indústria tem capacidade para atender as demandas nos prazos combinados.
Funcionalidades do MRPII
A principal função do
MRP II é estabelecer um processo integrado entre os departamentos de Vendas, Engenharia e Controle de Produção, fazendo com que suas demandas sejam atendidas nos prazos ou adequadas de acordo com sua capacidade produtiva.
As políticas de estoque também são definidas no MRPII, garantindo a disponibilidade de materiais na sua fábrica e evitando a obsolescência.
Além disso, o módulo MRP II agrega agilidade e praticidade no gerenciamento de itens que apresentam múltiplos fornecedores, roteiros de produção alternativos, setups e lead times variáveis.
Benefícios do MRP II na sua produção
- Evita atrasos nas entregas;
- Previne paradas na produção por falta de materiais;
- Permite um estoque minimizado e com alta disponibilidade;
- Reduz perdas e prejuízos no processo produtivo;
- Combate o desperdício por obsolescências de materiais;
- Minimiza os custos fixos e variáveis da produção;
- Potencializa a produtividade da equipe e dos equipamentos;
- Aperfeiçoa o balanceamento dos recursos conforme a demanda e a capacidade.
Conte com uma ferramenta que integre o módulo MRP II
Como você pôde perceber, o
MRP II é essencial para otimizar a produção industrial, bem como a organização da rotina em indústrias que possuem um alto fluxo de informações. No entanto, para a total integração dessa funcionalidade com outros setores e processos, é necessário contar com um sistema de gestão com foco na manufatura.
O ERP Omega, da ABC71, por exemplo, integra os dados de Estoque e Engenharia de Produção com o Planejamento de Recursos de Produção para gerar planos detalhados ao gestor, com todos os materiais necessários para o atendimento da demanda. Para isso, o sistema considera todas as ordens de produção e compras, sugerindo os saldos de aquisição e produção conforme as datas e quantidades necessárias.
Conheça todas as funcionalidades do
MRP II da ABC71, pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão no Brasil e especialista em indústrias.