Apesar de muito semelhantes e constantemente confundidos, o Sistema de Gestão Integrada e o ERP possuem características próprias.
Um SGI é responsável por fazer o diagnóstico e entender as necessidades gerais e específicas do seu negócio para criar uma solução personalizada de metodologias e promover a mudança organizacional.
Alguns dos módulos que um SGI pode apresentar são para melhorias em: ações que precisam ser implementadas, dados e métricas para acompanhamento, reorganização do fluxo de trabalho, entre outros que veremos ainda nesse artigo.
O ERP é uma ferramenta que ajuda a impulsionar o seu negócio por meio da integração de informações entre todas as áreas de uma empresa.
De maneira prática, fica mais fácil entender a diferença. Enquanto um Sistema de Gestão Integrada não precisa necessariamente de uma única plataforma de armazenamento de dados, para o ERP não pode haver informações duplicadas, pois ele é constituído sobre um único banco de dados.
O SGI é um software capaz de integrar todas as informações da sua empresa de um jeito claro para que todos que acessem sejam capazes de fazer a leitura. Ele oferece a possibilidade de qualquer funcionário incluir informações pertinentes sobre o seu respectivo departamento para que outras áreas tomem conhecimento do que está sendo feito internamente.
A implementação de um Sistema de Gestão Integrada vai muito além de distribuir dados para monitoramento. O principal objetivo é fornecer informações pertinentes que auxiliem na tomada de decisões, organização dos processos e garantir o alinhamento interno entre os funcionários, dando mais tempo para os colaboradores conseguirem focar em novas atividades.
Outras vantagens que um SGI pode oferecer são:
O ERP é uma das mais utilizadas ferramentas de gestão empresarial atualmente. Capaz de armazenar informações de diversos setores – como áreas administrativas, marketing, financeiro e até a parte jurídica do negócio – de maneira segura e transparente para que todos consigam acessar.
A ferramenta é capaz de: programar o controle de produção, ajudar os gestores a criar soluções inovadoras, evitar desperdício e pensar metodologias para melhorar o fluxo de trabalho.
Além das vantagens já citadas, podemos também destacar em relação ao ERP:
Ficou interessado em saber mais sobre o ERP? Temos um material exclusivo sobre o assunto, clique aqui e confira mais informações sobre o que é e como funciona a ferramenta!
Um SGI pode unir em uma mesma plataforma informações de diversos setores. Cabe ao gestor da empresa verificar quais categorias serão utilizadas por considerá-las relevantes para o empreendimento.
A seguir, separamos os principais módulos de atuação que um Sistema de Gestão Integrada disponibiliza e como isso pode aperfeiçoar o seu negócio:
Fazer o controle de estoque pode ser uma atividade complexa, já que estamos falando de um dos setores mais importantes para garantir a disponibilidade de venda do produto para um usuário. Por essa razão, ter o gerenciamento das atividades do estoque é bastante favorável.
A gestão de estoque permite identificar com mais clareza os produtos que estão disponíveis para venda e evitar problemas como falta de produtos, furtos e estragos.
É possível incluir também informações sobre transferência de produtos, pedidos de compra e armazenamento de nota fiscal dentro do módulo.
O CRM é uma funcionalidade do Sistema de Gestão Integrada que oferece um verdadeiro canal de comunicação para agrupar e gerenciar informações dos clientes com o objetivo de reforçar o relacionamento com o consumidor e expandir as vendas.
Fazer a gestão tributária da empresa é fundamental para ter uma vida financeira mais saudável. Com o SGI você será capaz de consultar datas de pagamento, contas a receber, fazer análise no fluxo de caixa, entre outras funcionalidades.
Criar um módulo eficiente para oferecer suporte no atendimento com o cliente é uma das principais vantagens do SGI.
É possível criar relatórios para acompanhar o andamento do suporte, e também agrupar as principais dúvidas dos usuários para gerar insights de melhoria no processo ou na clareza das informações.
O Sistema de Gestão Integrada é capaz de reunir informações para criar um melhor gerenciamento de processos. Em relação às normas ISO existentes, três são recomendadas estarem integradas ao SGI: gestão de qualidade (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001) e gestão da segurança e saúde dos funcionários (ISO 45001).
Isso permite que as exigências sejam colocadas em prática com maior facilidade e documentadas. A seguir, separamos alguns exemplos de informações que se podem ter no SGI para cumprir com as normas ISO:
Diferente do que muitos pensam, tanto empresas grandes como pequenas podem utilizar um SGI para melhoria nos processos internos e externos do negócio.
Para incluir a ferramenta em sua empresa, é necessário muito mais do que simplesmente instalar um software, como também capacitar os funcionários para que saibam utilizar as soluções e os módulos da melhor maneira possível.
A ABC71 oferece todo suporte necessário para você conseguir melhorar a performance do seu negócio e implementar um ERP que atenda por completo as demandas da sua indústria. Entre em contato agora mesmo para solicitar uma proposta exclusiva para o seu negócio!
🕔 21 de novembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria