Os indicadores KPIs, Key Performance Indicator (Indicadores-Chave de Desempenho em português), são ferramentas que te direcionam no acompanhamento da sua indústria. Assim, você consegue estabelecer metas palpáveis para a sua gestão, além de tomar decisões fundamentadas e mais assertivas.
A função dos indicadores KPIs é possibilitar uma visão estratégica dos processos e dos resultados, te ajudando a entender e mensurar o caminho que a sua indústria tem seguido e quais ações devem ser tomadas para melhorar os resultados, orientando a sua gestão conforme os objetivos estabelecidos.
Esses indicadores devem ser avaliados periodicamente a partir das métricas que você estabelecer. Uma vez que a apuração dos números é o processo chave nessa estratégia, é essencial que seus indicadores KPI sigam os preceitos de relevância e eficiência para o seu segmento de mercado. Por exemplo, para uma indústria de embalagens, índices como o de produtividade e turnover, às vezes, dizem mais do que o índice de lucratividade, identificando falhas nos processos e nas contratações.
Conheça alguns indicadores KPIs importantes para indústria
Time to Market
O tempo que um produto leva para entrar no mercado oficialmente, desde a criação do conceito até o início das vendas;
Lead time
Duração de um processo específico da sua indústria;
Stock out
O tempo ou a frequência em que um item ou produto se esgota em seu estoque, avaliando a oferta e a demanda;
Market share
A popularidade e espaço no mercado que o seu produto conquistou em determinado período de tempo;
Tíquete-médio
Valor total da receita dividido pela quantidade vendida.
Dessa forma, além dos indicadores “básicos”, como os de produtividade, lucratividade e qualidade, você não pode deixar de acompanhar outras métricas estratégicas para a sua indústria, como a taxa de sucesso de vendas e capacidade de produção.
Quer saber mais sobre a gestão por indicadores KPI e como essa estratégia pode transformar os processos da sua indústria? Confira nosso dashboard interativo e vejo como essa ferramenta funciona na prática!
Leia também: O que é o programa 5S e como implementar na indústria?