Sem dúvidas, a gestão de materiais é um dos principais pontos na administração de qualquer negócio. De forma geral, esse processo consiste no acompanhamento e na reposição de todos os itens e produtos necessários para a organização, desde a matéria prima até os simples materiais do escritório ou do setor de limpeza.
No entanto, o que muitos gestores não entendem é que a gestão de materiais também envolve diretamente os custos, a logística, a armazenagem e o gerenciamento de estoque da empresa, devendo receber um olhar estratégico, fundamentado em análises e históricos.
O planejamento e o controle são os primeiros passos e o principal caminho para atingir os objetivos da gestão de materiais. Entenda como potencializar de uma vez esse processo!
Fácil de responder! Apostamos que você busca reduzir os gastos da sua empresa, sem deixar de oferecer a seus clientes produtos e serviços de qualidade, certo? A gestão de materiais colabora justamente para a maximização dos lucros e a otimização dos investimentos em estoque, com um controle eficiente dos produtos sujeitos a degradação, depreciação ou vencimento, evitando assim prejuízos ou riscos na sua produção.
Estoque elevado não garante disponibilidade. É muito comum nas empresas que não têm uma boa gestão de materiais, ter falta de itens necessários, mesmo com altos níveis de estoque. Com uma gestão de materiais eficiente, é possível garantir disponibilidade, melhorar os prazos de entrega, evitar atrasos e reduzir a obsolescência dos itens, sem contar no ganho financeiro de manter um estoque em um nível otimizado. Assim, analisar as ordens de compras recebidas, selecionar fornecedores, acompanhar os pedidos e o recebimento dos materiais ou fazer o levantamento de inventários podem ser mais do que uma obrigação.
A ideia é que os processos fluam de forma harmônica. Nada de gastos desnecessários, desperdícios ou queimas de estoque recorrentes; pelo contrário! Esse investimento (de tempo e de dinheiro) pode ser convertido em estratégia, aplicado às melhorias e à tecnologia, de forma a agregar valor e diferenciação para a sua empresa.
Para qualquer ação e investimento, ter informações concretas é sempre fundamental. No caso da gestão de materiais não é diferente. É preciso estar por dentro de todas as etapas da sua cadeia de produção, bem como acompanhar a oferta e a demanda de cada produto, com atenção às variáveis, para evitar aquelas surpresas indesejadas.
Se estamos falando da matéria prima para os seus produtos então, é especialmente importante entender as classificações dos materiais e como devem ser armazenados e transportados, sem contar a pesquisa dos melhores fornecedores. Afinal, isso influencia completamente seus resultados organizacionais.
Agora, não menos importante, investir em tecnologia e realizar um planejamento logístico, pensando no fluxo de materiais e na agilidade de produção, também são essenciais para gerenciar de forma integrada e, assim, aprimorar os processos da sua empresa e manter o mínimo de estoque, porém com alta disponibilidade de produtos.
Contratar um software de gestão também pode ser uma grande decisão para os resultados do seu negócio! Um ERP apresenta recursos e funcionalidades capazes de otimizar tanto a sua gestão de materiais como cada processo da sua empresa.
A partir dessa ferramenta é possível realizar cadastros e múltiplos depósitos, gerenciar a logística de armazenamento, acompanhar as mercadorias, ter um melhor controle sob os lotes e as validades, garantir informações concretas para a formação de preços, realizar inventários e gerar gráficos e análises para o acompanhamento dos gestores; tudo de modo simples e organizado.
Quer saber mais sobre como um software de gestão pode colaborar com sua gestão de materiais e outros processos que têm tomado mais tempo e dinheiro do que deviam? Consulte um especialista!
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria
🕔 12 de novembro de 2024
Tendências do Mercado