Tem dificuldades em planejar, organizar e acompanhar os processos na sua indústria? Conhecer metodologias e práticas que já são referência na gestão industrial pode fazer toda a diferença. Entenda 3
ferramentas de gestão que são utilizadas no dia a dia de indústrias de diversos portes e segmentos, e saiba como fundamentar os seus projetos para alcançar melhores resultados!
Ferramentas de gestão importantes para todo tipo de indústria
1. 5W2H
Um importante guia para o desenvolvimento de projetos, 5W2H é uma ferramenta de gestão que visa otimizar a implementação de ideias e iniciativas, com um checklist focado na agilidade e assertividade de cada processo.
O nome 5W2H vem dos 7 aspectos que direcionam essa metodologia:
- What – O que:Quais atividades devem ser realizadas?
- Why – Por que:Quais são os objetivos e o propósito do projeto?
- Where – Onde:Onde as tarefas serão implementadas e executadas?
- When – Quando:Qual é o cronograma de atividades?
- Who – Quem:Quem são os responsáveis e quem está envolvido em cada processo?
- How – Como:Qual será a metodologia adotada? Como o projeto será posto em prática?
- How much?– Quanto: Quais são os custos e recursos envolvidos?
Esses questionamentos podem ser um bom ponto de partida para a fundamentação dos processos na sua indústria. Lembre-se: Não adianta correr, sem saber onde se quer chegar, nem qual caminho seguir!
2. Ciclo PDCA
A metodologia do 5W2H pode te ajudar efetivamente na hora de iniciar e estabelecer um novo projeto, mas nenhuma ação pode ser implementada sem ser acompanhada, concorda? É preciso analisar se os métodos e processos aplicados fazem sentido, se trazem ou não resultados, e se precisam ser otimizados.
Planejar, Fazer, Checar e Agir: Esses são os princípios do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, and Act, em inglês), que tem como objetivo justamente a melhoria contínua dos processos. A ideia principal dessa
ferramenta de gestão é planejar ações e colocá-las em prática, com uma metodologia que previne falhas, e atua diretamente na solução de problemas.
3. FMEA
Falando sobre análise e solução de problemas, a FMEA é outra metodologia útil e assertiva para esse aspecto na gestão de projetos. A Análise de Modos e Efeitos de Falha (Failure Modes, Effects Analysis, em inglês) tem o objetivo de identificar potenciais falhas em produtos, processos, métodos ou sistemas classificando-os conforme os riscos e a importância de medidas corretivas.
Essa é uma importante
ferramenta de gestão para a área industrial, administrativa e de manutenção de ativos, prevenindo prejuízos, desperdícios, falhas na qualidade ou ainda problemas com fornecedores, além de proporcionar maior confiabilidade e satisfação aos seus clientes!
Como dar o primeiro passo?
Além das 3 ferramentas de gestão que mencionamos nesse artigo, existem outras metodologias interessantes, como a Análise
KPI, SWOT, Canvas, Matriz BCG e Six Sigma. Agora, nenhuma delas funcionará na prática, sem informações confiáveis sobre cada setor da sua indústria. Antes de tudo, é preciso ter uma visão estratégica e integrada de cada um dos processos, com históricos e previsões!
Dessa forma, contar com um sistema de gestão também é essencial para o controle e a otimização de seus processos, fundamentando suas análises, prevenindo erros e detectando potenciais riscos e dificuldades da sua equipe e da sua produção, com dados concretos e em tempo real.
Se quiser entender melhor como um ERP pode colocar com a melhoria contínua de seus resultados,
converse com um de nossos especialistas e saiba mais!