A gestão de estoque é uma das principais operações de uma empresa, principalmente pelo seu impacto direto no fluxo de trabalho e eficiência da cadeia produtiva. Com uma boa gestão nesse setor, é possível ter mais controle e melhor aproveitamento no armazenamento de produtos da empresa.

O principal desafio do controle de estoque é conquistar o equilíbrio entre as compras, o armazenamento e as entregas. Com boas soluções e dicas para tornar o seu estoque cada vez mais completo e organizado, essa tarefa é facilmente alcançada.

Neste artigo, vamos conhecer algumas dicas para uma ótima gestão de estoque.

 

O que é gestão de estoque? 

Uma boa gestão de estoque possui uma organização eficiente do que entra e do que sai da sua empresa. Porém, a gestão vai muito além, pois ela cumpre um papel de extrema importância dentro da rotina empresarial.

A gestão de estoque é uma solução que deve garantir que todos os setores da empresa estejam envolvidos e cientes das informações de estoque, visando entender todas as suas necessidades e disponibilidades. Como exemplo, podemos entender quais produtos precisam de reposição e quais devem ser liberados imediatamente para as vendas.

Ela é uma ferramenta importante para a tomada de decisão, influenciando inclusive na busca de fornecedores e até mesmo na precificação dos produtos e serviços disponíveis. Mas, para isso acontecer, é necessário a formação de equipes responsáveis e o uso de tecnologias que acompanhem de perto toda a movimentação do estoque, como é o caso do ERP.

 

Quais são as vantagens de fazer a gestão de estoque?

Observar a entrada e saída das mercadorias é de extrema importância para uma boa gestão de estoque, assim como a implantação de sistemas integrados que facilitem esse processo. Entretanto, os benefícios da gestão de estoque não param por aí.

Algumas outras vantagens também são importantes e valem ser consideradas quando se discute sobre o controle correto do estoque, como:

  • Melhor otimização do espaço;
  • Fluxo de mercadorias mais claro;
  • Controle de validade;
  • Redução de desperdícios e prejuízos.

Além de tudo isso, com uma gestão de estoque bem aplicada, sua empresa sempre terá mercadorias necessárias para as demandas dos consumidores e maior satisfação no trabalho operacional dos seus colaboradores, já que o fluxo de trabalho será fluído e organizado.

Dicas para realizar uma boa gestão de estoque

Registro de todos os produtos

Tenha um controle rigoroso de todos os seus produtos no estoque, dos que ainda vão entrar, dos que já estão e, principalmente, dos que irão sair. A longo prazo essa é a melhor maneira de manter o seu estoque organizado e livre de qualquer ruído entre suas equipes.

Além do fator organização, esse controle trará mais segurança, pois ele também contribuirá com o controle de perdas e furtos do estoque, uma atividade muito comum. Essa preocupação na gestão do estoque da sua empresa também impactará sua lucratividade.

Acompanhamento das KPIs de compra e venda>

Ficar atento aos indicadores do seu estoque é uma ótima maneira de conseguir analisar o desempenho de cada um dos produtos comercializados pelo seu negócio. Para realizar isso, um sistema de gestão  é fundamental, já que ele oferece dashboards personalizados com os principais números de desempenho da sua empresa.

Criação de um bom fluxo de entrada e saída

Para uma organização efetiva, um fluxograma é importante para entender as entradas e saídas dos produtos, pois ele determinará o caminho que será percorrido pelos colaboradores. Essa é uma estratégia importante também para o setor que trabalha com a divulgação de promoções da sua empresa.

Calendário de compras

A reposição do estoque é uma atividade constante, por isso, uma gestão eficaz sempre terá um calendário onde será notificado sempre quando houver a necessidade de repor os itens. Observar a necessidade de reposição com antecedência poderá oferecer maior poder de convencimento e até uma melhor negociação com os fornecedores.

 

O uso do ERP na gestão de estoque

Para fazer com que a gestão de estoque da sua empresa de fato funcione na prática é necessário mais clareza em relação aos processos e uma integração de informações nos mais variados setores da empresa. E para isso ser possível, o uso de um bom ERP precisa ser considerado.

O sistema ERP é uma excelente opção para fazer uma ótima gestão de estoque, além de garantir mais produtividade para o seu time. Com ele é possível ter um controle de estoque muito mais rápido, em tempo real, com acessibilidade para todos os colaboradores.

Com o ERP sua empresa conseguirá ter acesso a uma série de informações importantes para a conciliação de dados no seu estoque. As integrações para a gestão de estoque podem ser entre as mais diversas áreas, como as de vendas, logística, financeiro, marketing e produção.

Além de cuidar das questões do armazenamento, uma gestão de estoque aliada a um ERP conseguirá gerir melhor as mercadorias e todos os produtos, do momento em que eles são depositados até o momento em que são liberados para envio ao consumidor final.

Nós, da ABC71, disponibilizamos o ERP para controle de estoque e para toda gestão da sua empresa. Possuímos experiência no desenvolvimento de um ERP atual, moderno, tecnológico e que acompanha as tendências de mercado.

Ficou interessado em conhecer mais sobre os benefícios que um ERP para empresa pode oferecer ao seu negócio? A ABC71 trabalha com tecnologias especializadas e um sistema de gestão personalizado para atender as necessidades e peculiaridades do seu negócio. Solicite um orçamento   agora mesmo!

 

Continue Lendo

Tags Relacionadas

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração