Quem trabalha no setor contábil e declaração já sabe o que é ECD, mas você conhece o termo e a sua importância?
A Escrituração Contábil Digital (conhecida pela sigla ECD ou ainda por SPED Contábil) tem a responsabilidade de substituir as escriturações contábeis em papéis, transformando-as em digitais. Isso é bastante vantajoso para a melhor organização das questões contábeis, além de trazer facilidade para acessar as informações.
A ECD foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.420/2013 para informar:
A declaração foi criada pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), um ambiente próprio para esse tipo de tarefa, criado para modernizar a forma atual em que as empresas entregam as suas obrigações acessórias contábeis.
Isso torna o processo bem mais prático e simples de ser feito, além de automatizar algumas etapas, o que garante, também, maior precisão das informações declaradas, reduzindo os erros e falhas.
Outras informações fundamentais relacionadas ao ECD são: sua entrega deve ser realizada até o dia 31 de maio e a multa de atraso é calculada de acordo com cada mês atrasado
De acordo com a Instrução Normativa já mencionada, a ECD deve ser entregue de forma obrigatória por:
Na prática, por contar com diferentes particularidades e questões bem específicas, o processo de declaração da ECD se torna um pouco mais complicado quando a empresa não conta com bom controle tributário e planejamento fiscal.
É aqui que o ERP entra como um facilitador da entrega do ECD!
O software é ideal para organizar e otimizar uma série de processos, inclusive todas as questões relacionadas às tarefas fiscais e tributárias de uma empresa. Portanto, é perfeito para a ECD.
A entrega da ECD é feita pelo validador SPED e deve ser assinada com o E-CNPJ da empresa ou o E-CPF do sócio administrador.
E tudo isso a empresa consegue fazer com a ajuda do ERP! Ele conta com o SPED integrado para as tarefas fiscais e tributárias, garantindo maior rapidez para o preenchimento de todas as informações e entrega da contribuição.
Com o software, a empresa tem maior controle sobre todo o processo! Confira abaixo alguns outros benefícios que o ERP oferece para a entrega da ECD.
O processo de entrega demanda inúmeras especificações e detalhes que a empresa precisa estar atenta para preencher corretamente. Com o ERP, o preenchimento é feito com maior segurança, já que as informações importantes já constam no software.
Isso contribui para reduzir consideravelmente os erros na hora do preenchimento, evitando a necessidade de retrabalhos e outros métodos de correção caso a ECD fosse feita manualmente.
Outro problema que o ERP contribui para reduzir – e até eliminar – é referente aos atrasos na entrega da ECD. Para além de se manter em dia com as obrigações fiscais, as empresas também evitam pagar as altas multas que o atraso da declaração oferece.
Assim, além de trabalhar dentro das normas dos órgãos competentes, a empresa evita qualquer gasto desnecessário causado pela perda do prazo de envio da Escrituração.
Uma das principais vantagens do ERP está em agilizar qualquer processo em que faz parte – e com a ECD não poderia ser diferente. As etapas que envolvem o envio da Escrituração são feitas com maior rapidez ao mesmo tempo em que não deixa a desejar na precisão das informações, como já mencionado.
Assim, a empresa conta com um software completamente útil, que deixa o processo mais rápido, mas sem interferir na certeza dos dados informados.
Você já sabe o que é ECD, qual a sua importância, como entregar e também como o ERP é fundamental nesse processo. Agora só falta você aderir o software na sua rotina.
E para isso, fale com quem entende do assunto! A ABC71 tem décadas de experiência nesse setor e é uma desenvolvedora de um ERP 100% brasileiro, totalmente na nuvem e completamente eficiente para a sua empresa.
Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!
🕔 21 de novembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria