Em qualquer país, organizações precisam repassar informações sobre o negócio ao governo, porém, o Brasil se destaca quando o assunto é burocracia para o empreendedor. Por isso, é fundamental que a sua empresa saiba o que é SPED, um projeto criado com a intenção de modernizar o envio de dados contábeis e fiscais.

SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital e trata-se de um sistema de escrituração digital que a Receita Federal disponibiliza para que as empresas enviem as informações acessórias para o cumprimento da legislação fiscal e contábil.

O principal objetivo deste projeto é agilizar, simplificar e padronizar a entrega de documentos e pagamentos de contribuições, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Além de deixar a empresa em dia com as obrigações fiscais de forma mais rápida e eficiente, os empreendedores e contadores não precisam mais se dirigir até a Receita Federal para apresentar as obrigações acessórias.

Por se tratar de algo obrigatório, apenas dois tipos de perfis de empresas são dispensadas de entregá-lo: Os empreendedores cadastrados no MEI, que são optantes pelo SIMEI e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional – exceto os contribuintes impedidos de recolher ICMS neste tipo de regime.

A seguir, preparamos um artigo completo para você entender mais sobre o que é SPED e a importância deste sistema para o sucesso da sua empresa. Confira!

 

Saiba o que é o SPED e suas obrigações acessórias

Se antes era comum que o empreendedor e contador tivessem que imprimir e preencher diversos formulários, hoje, eles podem realizar todos os processos de forma prática e intuitiva pelo computador, por meio do SPED.

Instituído pelo governo federal no Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) trata-se de um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.

Esse sistema visa modernizar a entrega de informações de pessoas jurídicas à Receita Federal. Dessa maneira, ações como envio, validação, recepção, armazenamento e autenticação de livros e documentos de escrituração fiscal e contábil das empresas passaram a ser feitos de forma digital, garantindo uma melhor interação entre as esferas governamentais (federal, estadual e municipal) e as organizações.

Atualmente, o SPED é composto por três projetos: Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil), Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

 

Para que serve o SPED?

Com o avanço da tecnologia e a modernização de transmissão de dados, o SPED veio para facilitar o cumprimento das obrigações fiscais e o acesso às informações dos contribuintes, podendo realizar o cruzamento de dados dos registros contábeis e fiscais. Além disso, também garante um melhor controle por parte do FISCO.

Segundo informações do site do Governo Federal, o SPED tem como principais premissas:

  • Propiciar melhor ambiente de negócios para as empresas no País;
  • Eliminar a concorrência desleal com o aumento da competitividade entre as empresas;
  • O documento oficial é o documento eletrônico com validade jurídica para todos os fins;
  • Utilizar a Certificação Digital padrão ICP Brasil;
  • Promover o compartilhamento de informações;
  • Criar na legislação comercial e fiscal a figura jurídica da Escrituração Digital e da Nota Fiscal Eletrônica;
  • Manutenção da responsabilidade legal pela guarda dos arquivos eletrônicos da Escrituração Digital pelo contribuinte;
  • Redução de custos para o contribuinte;
  • Mínima interferência no ambiente do contribuinte;
  • Disponibilizar aplicativos para emissão e transmissão da Escrituração Digital e da NF-e para uso opcional pelo contribuinte. 

Agora que você já sabe o que é SPED, vamos citar os principais módulos e as vantagens desse sistema. Continue lendo a seguir.

 

Quais são as obrigações acessórias do SPED?

O sistema engloba diversos procedimentos fiscais e contábeis, sendo que os módulos que fazem parte, são:

  • SPED Contábil ou ECD (Escrituração Contábil Digital);
  • SPED ECF  (Escrituração Contábil Fiscal Digital);
  • SPED Fiscal ou EFD ICMS IPI (Escrituração Fiscal Digital);
  • SPED PIS COFINS ou EFD Contribuições;
  • EFD-Reinf;
  • E-Social;
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). 
 

Qual a diferença entre SPED Fiscal e SPED Contábil?

No tópico sobre o que é SPED, citamos que o sistema é dividido em três projetos: Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil), Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Mas qual a diferença entre o SPED Contábil e o SPED Fiscal? Confira agora mesmo!

O que é SPED Contábil?

Como o próprio nome já sugere, este projeto refere-se aos lançamentos contábeis de uma organização. Com a implantação do sistema, as empresas passaram a entregar a escrituração contábil no formato eletrônico, sendo realizada anualmente até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao que se referem os documentos transmitidos.

A transmissão da escrituração contábil deve compreender os seguintes livros:

  • Livro Diário e seus auxiliares, se existirem;
  • Livro Razão e seus auxiliares, se se existirem;
  • Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Uma das principais vantagens do SPED Contábil é a agilidade e redução de custos para os contribuintes, já que antes os documentos eram emitidos em papel.

O que é o SPED Fiscal?

Já o SPED Fiscal, também conhecido como Escrituração Fiscal Digital, refere-se ao envio das informações sobre ICMS e IPI dos contribuintes. Ou seja, tem como objetivo informar ao Fisco, tanto estadual, como federal, as informações sobre vendas, compras, transferências de produtos ou mercadorias e valor dos impostos.

A entrega é feita de forma mensal, e também tem como vantagem a eliminação do envio de documentos em papel, reduzindo a burocracia.

A transmissão da escrituração fiscal digital compreende os seguintes livros:

  • Registro de entradas e saídas (mercadorias, transportes e serviços com ICMS);
  • Registro de inventário;
  • Apuração de impostos (ICMS e/ou IPI);
  • Cadastros de produtos, estabelecimento, clientes, fornecedores
  • Controle de crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP;
  • Controle de produção/fabricação e estoque.
 

Principais benefícios do SPED para as empresas

De forma resumida, o sistema SPED garante menos gastos com papel e maior agilidade na hora de cumprir com as obrigações acessórias, gerando menos burocracia e mais facilidade tanto para o governo, quanto para as empresas.

Consequentemente, o aumento da produtividade também é observado, visto que o setor de contabilidade trabalha de forma mais rápida, organizada, integrada e eficiente, contribuindo para uma boa gestão do negócio e melhoria da qualidade da informação.

Por último, também podemos citar como vantagem a redução de custos com armazenamento, pois, como é obrigatório o armazenamento de documentos, gerava um acúmulo enorme de papéis nos escritórios. Agora, como o processo é feito de forma digital, os documentos são armazenados em nuvem.

 

Evite problemas com o Fisco!

Além de você saber o que é SPED, é preciso que você saiba que todas as atualizações do sistema têm relação com o ERP da organização, permitindo a administração e cumprimento das obrigações fiscais e contábeis por completo.

Se você deseja contar com um ERP de qualidade, que garanta o sucesso da sua empresa e facilidade em todo o processo de gestão, além de evitar problemas com o Fisco, você pode contar com o software 100% brasileiro e em nuvem da ABC71. Agende uma demonstração agora mesmo!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração