Como cumprir com os prazos? Como ter todos os processos da produção sob controle? Como potencializar a produtividade e maximizar os lucros? Pois é, como todo gestor sabe, tempo é dinheiro sim e, aliás, um dos principais ativos de qualquer empresa hoje em dia. Consequentemente, a correta
administração do tempo é um dos pontos básicos para gestão de uma indústria.
Mas é preciso ter cuidado! O tempo é valioso apenas quando utilizado a favor das prioridades. Sair correndo, pular etapas, ou apenas sobrecarregar a programação da semana com tarefas dispensáveis são ações que podem prejudicar diretamente a produtividade e os resultados da sua indústria.
Quer descobrir como otimizar a sua
administração do tempo e fugir dessas armadilhas? Confira as dicas que separamos para você nesse artigo!
O que você deve considerar na sua administração do tempo
Como dissemos, em primeiro lugar, é preciso evitar ações que parecem ser ótimas saídas para poupar tempo, mas na verdade são grandes armadilhas. Nunca comece uma atividade sem se planejar, e analisar as melhores soluções… afinal, antes de apressar o passo, é preciso ter uma direção. Dedique tempo ao que realmente importa para evitar problemas futuros!
Outro ponto importante: saiba dizer não! Nem você nem a sua equipe podem resolver todos os problemas e atender a todas as expectativas ao mesmo tempo. Sempre defina o que é prioridade e estabeleça metas e prazos palpáveis, sem abrir espaço para que as exceções se tornem regras. Além disso, não se esqueça de reservar um tempo para a organização e algumas pausas do trabalho durante o dia.
Se você começar a seguir esse caminho, logo vai perceber que também é impossível se organizar com tantas reuniões todos os dias, muito menos cuidar de todas as tarefas com as próprias mãos – acredite, você não precisa disso para acompanhar de perto tudo o que acontece na sua indústria. Por isso, não tenha medo de delegar e ser mais objetivo!
Como um ERP pode facilitar esse processo
Um sistema de gestão é capaz de te ajudar de diferentes formas com a sua
administração do tempo. Para começar, um ERP integra todas as áreas de uma empresa e permite ao gestor uma visão 360º de todos os departamentos e processos. Assim, você garante informações concretas e confiáveis para agilizar e fundamentar suas tomadas de decisão, evitando ainda retrabalhos e erros administrativos.
A partir disso, o ERP facilita o planejamento da produção, a divisão de carga horária e tarefas entre os colaboradores, bem como o controle de estoque, vendas e contabilidade. Além disso, com a ampliação e segurança das informações gerenciais, você não só consegue adequar os processos às metas e aos prazos, como também reduz os custos superficiais e atende às obrigações fiscais e tributárias de forma muito mais simples e ágil.
Por exemplo, em uma indústria que possui um sistema de gestão eficiente, os dados de cada pedido são disponibilizados em tempo real para a área administrativa, para a emissão de boletos e notas fiscais, bem como para a equipe de produção e a equipe responsável pela expedição. Ou seja, você economiza tempo com planilhas e tarefas simples, minimiza os erros na hora da entrega e garante os prazos do cliente.
Quer saber mais sobre como um sistema de gestão ajuda na
administração do tempo e na gestão de uma indústria?
Converse com um de nossos especialistas!