A
logística é considerada um dos processos mais complexos de uma empresa. Segundo um estudo da
Revista Ciência da Administração, esse processo “relaciona-se com o gerenciamento e execução das atividades ao longo de toda a cadeia de suprimentos, incluindo atividades junto a fornecedores e clientes, visando a racionalizar os fluxos físicos e informacionais e à satisfação das demandas dos consumidores”.
De forma simplificada, inclui planejamento de armazenagem, circulação e distribuição de produtos, atividades que requerem profissionais capacitados que saibam como aumentar os ganhos e reduzir os desperdícios. Hoje a
logística integrada se tornou comum nas empresas, mas nem sempre o funcionário é capaz de entregar os resultados esperados, pois há uma série de processos interligando seus fornecedores, clientes e consumidores finais.
Para atender essa demanda, o avanço da tecnologia da informação permitiu que empresas implantassem sistemas de gestão para apoiar a integração das informações. O sistema ERP é capaz de coletar, processar, armazenar e distribuir informações, facilitando a coordenação, o controle, a análise, a visualização e o processo decisório nas organizações.
Empresas que continuam se atualizando e buscam por software de gestão que atendam suas necessidades conforme a evolução da companhia tendem a ter destaque no mercado. Apesar do sucesso não depender 100% da tecnologia, podemos afirmar que ajuda em grande parte, uma vez que um programa alinhado aos seus negócios é capaz de entregar análises e resultados de acordo com suas expectativas, otimizando o tempo, garantindo informações precisas e aumentando a produtividade.
“A empresa precisa buscar um sistema de gestão que tenha vertical para o segmento que atua, cada um tem sua dor e é ali que vamos dar foco na implantação. A ABC71 tem tradição para ser o fornecedor adequado e oferecer o produto certo para a logística” explica Julio Bertolini Filho, diretor comercial da
ABC71.
Com o software de gestão da
ABC71, por exemplo, é possível melhorar o controle de descartes de materiais, distribuição de produtos aos clientes, gerenciamento de tempo, novas cargas para transporte, controle de estoque, entre outros módulos que, além de permitir o bom funcionamento da atividade
logística, também entregam uma análise precisa para os gestores. Esta base nos fatos auxilia na tomada das melhores decisões.