Gerir o estoque de forma eficiente é fundamental para uma boa logística interna e, consequentemente, o sucesso de todo esse processo. Por conta disso, é bastante comum o uso de métodos e práticas que contribuam para manter essa etapa sob controle, como a curva ABC.
A curva ABC é protagonista na gestão de estoque. Trata-se de um método de categorização, a fim de identificar quais são os principais produtos de uma empresa, organizando-os de acordo com o seu valor para o negócio, conforme a demanda do cliente.
Assim, a empresa consegue identificar as prioridades em relação aos produtos, facilitando bastante a tomada de decisão.
Esse método também é conhecido como regra 80/20 ou análise de Pareto, um princípio baseado na premissa que 80% do volume das vendas vem de apenas 20% dos produtos de um estoque.
A curva ABC funciona com base em uma premissa simples: todos os produtos não possuem o mesmo valor para a empresa, seja em questão financeira ou então por alta demanda por parte dos clientes. Assim, é possível identificar quais são os itens que não podem faltar no estoque, gerenciando esse processo com maior praticidade.
Dessa forma, os gestores identificam quais produtos vendem mais, que custam mais, quais têm lucros menores e quais demoram mais para sair do estoque, tornando a etapa bastante dinâmica e muito precisa.
Para aplicar a curva ABC no gerenciamento de estoque, a empresa precisa entender, primeiro, a demanda do cliente, estabelecendo a possível compra de um determinado produto. Isso ajuda a reduzir os prejuízos e evita que itens fiquem encalhados no estoque por muito tempo.
Com as informações colhidas, a estrutura de gestão é bem mais simplificada. Para calcular a curva, a empresa deve investir no mapeamento dos itens vendidos, organizar de forma decrescente, calcular os valores, definir a porcentagem de acordo com o valor total e, por fim, classificar conforme as curvas, que estão abaixo.
A curva A é relacionada com os produtos com alto valor em termos de consumo no período de 1 ano. Nessa categoria, enquadram-se todos os itens que correspondem a 20% do estoque, porém até 80% do faturamento.
É aqui que ficam os produtos mais importantes.
Os itens que se encaixam na curva B representam 30% do estoque e 15% do faturamento, quando são vendidos. É nessa curva que ficam os produtos considerados de média importância, ou intermediários.
Por fim, os produtos da curva C representam 50% do estoque e apenas 5% do faturamento ao final do ano. Na curva C ficam os itens considerados menos importantes de uma empresa.
O principal objetivo da curva ABC é a redução no tempo de gestão de estoque. Com esse método aplicado, é possível gerir o estoque da sua empresa de forma prática e bem mais simplificada, dando panoramas mais precisos sobre os produtos vendidos e que dão faturamento.
Mas para além da rapidez, a curva ABC também oferece:
Além disso, a curva ABC pode ser implementada com o auxílio de um ERP, um software de gestão capaz de integrar diferentes etapas internas de uma empresa, unindo-as para que se tornem mais dinâmicas e precisas.
Com a ajuda do ERP, os benefícios da curva ABC são potencializados, além de deixar todo o processo mais autônomo e automatizado, minimizando ainda mais os riscos de falhas e erros.
Sua empresa poderá contar com etapas mais tecnológicas e eficientes com a curva ABC e o ERP.
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