Sem sombra de dúvidas, os maiores desafios de gestão de uma distribuidora são garantir controle e agilidade. Afinal, é preciso administrar os estoques de forma inteligente para que não haja excessos nem falta, também é preciso separar os itens corretamente e fazer as entregas em tempo hábil para não prejudicar o cliente.
Além disso, erros em algum destes processos podem custar caro financeiramente às empresas, com correções e multas, além de criar uma má reputação no mercado. Por isso, enumeramos abaixo alguns dos maiores desafios de gestão nas distribuidoras e mostraremos como um sistema ERP pode ajudar a solucioná-los.
Os maiores desafios de gestão estão ligados ao abastecimento, o estoque e a distribuição.
Estas 3 etapas também precisam estar alinhadas aos setores de Compra e de Vendas, caso contrário podem levar as distribuidoras a cometerem erros extremamente prejudiciais, como:
Para uma distribuidora atingir a máxima eficiência, os setores de Distribuição e de Vendas precisam atuar de maneira integrada. A demora no registro de vendas prejudica o processo de separação dos produtos e, consequentemente, aumenta o tempo de espera dos clientes para a realização das entregas.
Além disso, a falta de integração entre os departamentos pode levar também à falta de sincronia em relação ao estoque. O setor de Vendas, por exemplo, pode comercializar produtos em falta, fazendo com que a empresa tenha que arcar com taxas extras por urgência ou deixar escapar oportunidades por causa do prazo curto para encontrar fornecedores.
Um controle de estoque é fundamental para as distribuidoras.
Por isso, manter produtos em excesso é arriscado porque os itens podem perder a validade, envelhecer, serem extraviados ou até deixarem de ser consumidos por conta de novas tendências. Por outro lado, ter produtos em falta, além de aumentar o tempo de espera para as entregas, pode fazer com que a empresa perca oportunidades.
Por isso, a integração entre os setores se faz necessária. A partir de um controle mais preciso e automatizado dos inventários, a empresa pode tomar decisões com base em dados e resolver assim alguns dos seus principais desafios de gestão.
A integração entre os setores e o controle maior dos estoques minimiza a possibilidade de erros na separação dos produtos. Afinal, problemas como estes nas entregas geram custos para serem corrigidos, além de arranhar a imagem da empresa.
Com a simplificação dos processos, os pedidos vão para a expedição de forma automática, acelerando, portanto, o processo de conferência e montagem das entregas.
Neste sentido, um ERP pode auxiliar com o abastecimento, o estoque e a entrega, facilitando a tomada de decisão de acordo com as demandas e reduzindo o risco de erros operacionais. ABC71 é uma empresa preocupada com as necessidades de seus clientes e, por isso, desenvolveu um software 100% brasileiro e na nuvem que irá ajudar a implementar e ter sucesso na gestão da inovação da sua empresa.
Fale com quem entende do assunto: fale com a ABC71!
Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!
🕔 21 de novembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria