Manter um negócio de acordo com a legislação é uma tarefa que demanda organização, planejamento e atenção constantes, especialmente se tratando da entrega de documentos.Neste artigo, vamos falar sobre a Escrituração Contábil Digital, quem precisa entregá-la, prazos e como o ERP pode ajudar nesses processos.
O que é ECD?
A Escrituração Contábil Digital, também conhecida pelas siglas ECD, é um projeto desenvolvido pelo governo brasileiro para modernizar e informatizar o processo de escrituração contábil das empresas, ou seja, o registro e documentação das transações financeiras e econômicas para gestão financeira e a prestação de contas.A ECD faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e exige o envio dos livros contábeis e documentos para a Receita Federal de forma eletrônica, o que gera mais agilidade, transparência e segurança nas informações, além de reduzir as burocracias dos papéis físicos e otimizar a fiscalização pelas autoridades tributárias.
Quem precisa entregar a ECD 2023
A ECD é obrigatória para as entidades e pessoas jurídicas que estão sujeitas à tributação pelo lucro real. Porém, ainda este ano (31/12), a Receita Federal divulgará novos direcionamentos a respeito da entrega da ECD. Continue acompanhando nosso blog, em breve vamos abordar todas as novidades e atualizações sobre o tema.
Como o ERP contribui com a organização da ECD
Por se tratar de um sistema completo e facilitar a organização, o ERP desempenha um papel de apoio à ECD. Nosso software, por exemplo, está sempre atualizado e mantém comunicação com os órgãos brasileiros, como a Secretaria da Fazenda e SPED. Confira alguns benefícios do ERP para esse propósito:
Automação de processos contábeis
O ERP automatiza muitos processos contábeis e reduz a necessidade de entrada manual de dados, o que minimiza erros e mantém registros contábeis precisos.
Integração de módulos financeiros
Os módulos financeiros geralmente são integrados, de forma que as transações financeiras são registradas automaticamente em várias partes do sistema, facilitando a coleta de informações necessárias para a ECD.
Geração de relatórios contábeis
O software é capaz de gerar relatórios financeiros e contábeis detalhados, documentos muito úteis para a preparação e validação das informações exigidas pela ECD.
Controle de documentação eletrônica
O ERP gerencia eletronicamente os documentos fiscais e contábeis, permitindo a fácil recuperação e verificação do que é necessário para a ECD.
Conformidade com os requisitos legais
Os ERPs geralmente acompanham os requisitos legais em constante mudança, incluindo aqueles relacionados à ECD. Isso garante que a empresa esteja usando práticas de acordo com a legislação.
Acesso seguro aos dados
Os ERPs fornecem controle de acesso, garantindo que apenas usuários autorizados possam visualizar e modificar informações contábeis, inclusive os que serão enviados para a ECD.
Acompanhamento de alterações
Um ERP pode rastrear alterações em transações financeiras e contábeis, fornecendo um histórico completo. Isso é valioso para fins de auditoria e conformidade.
Novidades e prazo de entrega da ECD e ECF 2023
Neste ano, a Receita Federal prorrogou a data de entrega das obrigações acessórias: a ECD, antes entregue até 31 de maio, agora poderá ser enviada até o dia 30 de junho.Já a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que conecta os dados contábeis e fiscais à Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), deve ser entregue até 31 de julho.Além da mudança de datas, o programa da ECD foi atualizado para a versão 10.1.8 e trouxe melhorias de desempenho para validação e correção dos problemas anteriores (erro na estrutura do arquivo).
Otimize a organização do seu negócio com nosso ERP
O ERP mais completo do mercado também é o parceiro de organização do seu negócio, especialmente das áreas financeiras e contábeis.Conte com os nossos módulos para otimizar o envio dos dados aos órgãos necessários e amplie seus conhecimentos sobre as obrigatoriedades com nossos conteúdos gratuitos.