A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é uma obrigação fiscal que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) instituído pelo governo brasileiro em 2007. E para se manter em conformidade com o governo, sua empresa precisa estar atenta à EFD do SPED Fiscal

Essa obrigação tem como objetivo modernizar o processo de escrituração e fiscalização das obrigações fiscais das empresas, tornando- o mais eficiente e transparente. Neste artigo, vamos entender melhor como ela funciona na prática.

O que é EFD e como funciona?

A EFD é um arquivo digital que possui todas as informações fiscais e contábeis de uma empresa. Esse material é gerado por meio de um software específico e deve ser enviado à Receita Federal do Brasil (RFB) periodicamente, geralmente a cada um mês. O não cumprimento dessa obrigação pode acarretar em multas e débitos para a empresa.

Ela é composta por dois blocos principais: o Bloco 0 e o Bloco C. O Bloco 0 contém informações gerais da empresa, como cadastro, endereço, regime tributário, entre outras. Já o Bloco C contém informações discriminadas sobre as operações fiscais da empresa, como notas fiscais, entradas e saídas de mercadorias, apuração de impostos, entre outras.

Com a utilização da EFD, a empresa consegue reduzir os custos com papel e mão de obra, além de evitar erros e inconsistências na escrituração fiscal. Portanto, é possível afirmar que o seu principal benefício é a simplificação e a automação do processo de escrituração fiscal das empresas. 

Além disso, a EFD do SPED Fiscal oferece aos usuários a possibilidade de gerar um arquivo digital, de acordo com os padrões definidos pelo governo, contendo as informações relacionadas aos documentos fiscais e outras informações pertinentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI. O arquivo gerado precisará ser encaminhado para o PVA (Programa Validador e Assinador) do Sped para ser validado e autenticado.

A EFD do SPED Fiscal na prática

A EFD do SPED Fiscal permite uma fiscalização mais eficiente por parte dos órgãos governamentais. Com acesso às informações da hierarquia das operações fiscais da empresa, a Receita Federal consegue identificar possíveis fraudes e irregularidades com mais facilidade e agilidade.

Para a implantação da EFD, é importante contar com um sistema de gestão fiscal que seja compatível com o SPED. As empresas devem buscar um software que atenda às suas necessidades específicas e que tenha uma equipe de suporte capacitada para auxiliar na implantação e no uso diário.

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Como vimos, a EFD do SPED Fiscal é uma obrigação fiscal importante que busca simplificar e automatizar o processo de escrituração fiscal das empresas. E para garantir um software compatível e uma equipe de suporte especialista para a implantação da EFD, a ABC71 está pronta para te ajudar! 

Atendemos todos os portes e segmentos de empresas e contamos com um sistema de gestão integrado completo, mais conhecido como ERP, que aumentará a produtividade da sua equipe e ajudará a regularizar toda sua empresa. Além disso, os nossos sistemas são constantemente atualizados para atender às novas demandas que estão surgindo. 

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