A era da tecnologia trouxe uma série de vantagens para empresas de todos os segmentos. É possível automatizar processos e conseguir informações precisas com poucos cliques. Por outro lado, manter a segurança da informação em um ambiente online é muito mais desafiador.
Nos últimos anos esse tem sido um tema crítico, discutido por engenheiros de informação e a comunidade de tecnologia. Afinal, as plataformas digitais se tornaram o principal meio para que empresas armazenem seus dados e até mesmo integrem as suas operações.
De acordo com um levantamento feito pela Accenture em 2020, houve um aumento de 11% de violação de segurança nos últimos dois anos, e de 67% desde 2014. Já outro estudo, feito pela Universidade de Maryland, apontou que os hackers atacam a cada 39 segundos nos Estados Unidos.
Grandes empresas como Avon, Embraer e instituições desenvolvedoras da vacina contra covid-19 comunicaram ataques hackers no último ano, algumas delas já investem em tecnologias para a segurança da informação, mas todo cuidado é pouco.
O ERP, por exemplo, é um sistema que ajuda a garantir maior segurança no ambiente virtual.
Atualmente, os dados de uma empresa são computados no ambiente virtual. Cabe a segurança da informação garantir que fraudes no sistema não aconteçam.
Existem diversas maneiras de garantir a proteção contra os ataques de pessoas mal-intencionadas. Uma pesquisa feita pela PwC, realizada em 2018, mostrou que 46% dos ataques à segurança da informação comprometeram informações sobre seus clientes.
É muito comum atribuir aos profissionais de TI o papel de resolver as questões de segurança da informação. Porém, não é assim tão simples.
A equipe de TI pode ser dividida em arquitetura, segurança de dados, desenvolvedores, etc. Esses profissionais são responsáveis por colocar para funcionar os sistemas que evitam os ataques de hackers.
Mas o papel da segurança da informação cabe a todos os funcionários de uma empresa que tem acesso às plataformas digitais no dia a dia – do marketing ao RH. Com uma equipe consciente de suas responsabilidades, é mais difícil que aconteçam problemas, afinal, o elo mais simples e frágil quando falamos em segurança da informação é a atividade humana.
Dessa forma, cabe aos profissionais de tecnologia da informação a dar orientação, a fiscalizar e combater ataques, caso ocorram, bem como introduzir sistemas eficientes.
O ERP é um sistema de gestão integrada que armazena dados de uma empresa na nuvem. Com isso, as informações são criptografadas e não podem ser acessadas por pessoas de fora.
Além disso, contar com um ERP é garantia de conseguir maior alinhamento entre os times, já que as informações ficam todas em um mesmo espaço virtual.
Para acessar as informações do ERP, muitas empresas podem personalizar o sistema para que ele só funcione dentro da rede interna, o que significa que pessoas de fora do espaço físico do negócio não conseguem adentrar.
Por meio dos controles físicos, fica mais fácil garantir a segurança da informação, e de quebra, o sistema é bastante simples e intuitivo, oferecendo dados precisos da empresa.
Investir em um sistema de gestão integrada é uma forma inteligente de evitar gastos com ataques hackers, uma vez que o sistema garante eficiência organizacional e integridade contra vulnerabilidade.
Separamos as principais vantagens que a adoção do ERP pode oferecer ao seu negócio. Confira!
A criptografia é o principal benefício que um ERP pode oferecer quando o assunto é segurança da informação. Os protocolos de codificação são importantes para proteger as informações do seu negócio, ou seja, mesmo que um invasor adentre o sistema, ele não terá acesso aos dados.
Fazer o uso de um ERP ajuda com a segurança, pois o sistema faz uso de firewalls. Isso significa que quando existe uma atividade suspeita no sistema, isso é rapidamente identificado e comunicado, inviabilizando as atividades dos hackers.
Contudo, é importante destacar que é necessário definir diretrizes de segurança da empresa. O firewall não impede o funcionamento do software, apenas evita o tráfego de informações dos hackers.
Controlar os acessos e restringir quem pode mexer na ferramenta e nos sistemas da empresa ajuda a evitar que invasores consigam adentrar e consumir os dados. Desse modo, a segurança da informação se mostra mais presente, já que a empresa limita quais são os funcionários que podem acessa determinadas ferramentas e informações.
A ABC71 é pioneira em oferecer sistemas de gestão industrial e possui mais de 50 anos de experiência com soluções tecnológicas para a indústria.
A partir de plataformas digitais, é possível garantir a segurança da informação e aplicar de maneira prática ações eficazes e aliar tudo isso a uma política de combate às invasões junto a todo o time da sua empresa. Conte com a ABC71 para oferecer a melhor tecnologia para o seu negócio. Solicite um orçamento agora mesmo com um de nossos consultores!
🕔 5 de setembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 2 de setembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 28 de agosto de 2024
Gestão