A logística costuma ser uma das partes mais complexas das empresas e indústrias principalmente por ser o setor responsável pela parte de gerenciamento e execução das empresas, lidando com quase todos os demais setores. Investir, portanto, em um sistema de gestão ERP, se torna crucial para o desempenho das organizações empresariais e para conquistar melhores resultados no setor.

Segundo o estudo da Revista de Ciências da Administração, o ERP é um grande aliado na execução das atividades ao longo de toda a cadeia de suprimentos dentro de uma empresa, pois ele auxilia em todo os processos de coleta, armazenamento e distribuição de informações, facilitando, desse modo, as tomadas de decisões dentro dos setores.

Entretanto, sua importância não se limita apenas aos processos decisórios das organizações. Neste artigo, iremos conhecer mais a fundo sobre a importância de aderir esse sistema para um melhor desempenho logístico.

 

O que é a logística de uma empresa?

Para entender como o ERP pode ajudar na logística de uma empresa, antes precisamos compreender sobre como essa logística empresarial funciona no dia a dia. A logística está relacionada ao gerenciamento e execução das atividades corriqueiras de uma empresa, incluindo também as atividades junto aos fornecedores e clientes, como entregar, transporte, armazenamento e fornecimento de mercadorias

Em resumo, a logística caracteriza todo o ciclo de atividades e fluxos. Apesar de aparentar processos  simples, esse conceito na prática causa muitos ruídos e desafios, quando não se tem o apoio de sistemas e soluções.

A logística tem uma função muito importante dentro de uma empresa, pois é um dos setores primordiais para a garantia de sucesso nos resultados finais. Na ausência de um sistema de gestão, o setor é enfraquecido, gerando falhas nos processos, atrapalhando demandas, gerando retrabalhos e atrasando os prazos, entre outros vários  problemas que podem ser ocasionados.

 

Como um ERP auxilia nos processos do setor?

A utilização do ERP é um excelente caminho para conquistar a eficiência dos processos internos que envolvem as empresas. O sistema pode coletar, processar, armazenar e distribuir todas as informações necessárias para o desenvolvimento das demandas dentro de uma organização.

O ERP consegue acessar todos os setores de uma empresa devido a possibilidade de comunicação integrada.  Para a logística, essa possibilidade traz muitos benefícios, já que os processos desse setor “passeiam” por todos os outros setores, levando informações importantes para as conclusões das demandas de cada um.

 

Principais vantagens do ERP no setor de logística

Com o ERP, é possível encontrar muitos benefícios como ter a visão em tempo real de todas as movimentações da empresa. Confira outras vantagens:

Melhoria na redução de custos

O uso de um ERP no setor de logística, entrega mais assertividade nos processos, diminuindo retrabalhos e gerando mais economia para a empresa. Com um bom sistema de gestão, a empresa também lucra mais.

Aumento de produtividade

Quando o ERP é implementado dentro de uma organização, os seus processos manuais passam a ser automatizados. Com isso, os fluxos de trabalho são facilitados, garantindo o aumento da produtividade das equipes.

Otimização de processos

Por ser uma ferramenta fácil e intuitiva, o ERP garante alinhamento e controle dos processos organizacionais. Ele otimiza os processos de forma segura e automatizada.

Com o ERP  implementado, todos os processos e atividades são automatizados. Sendo assim, fica mais fácil detectar pontos de melhorias e fazer com que todas as atividades da transportadora fluam de maneira mais assertiva.

Entregas no prazo indicado

O cliente é o maior beneficiado em relação ao uso de um sistema ERP por parte de uma empresa. Toda essa automatização realizada pelo sistema permite que os gestores acompanhem as etapas com o objetivo de garantir que os produtos sejam entregues em dia para todos os clientes.

 

Escolha o ERP ideal para sua empresa

A escolha do sistema de gestão ideal para a sua empresa é, sem dúvidas, umas das principais escolhas para se obter sucesso. Além de permitir um controle de todos os departamentos – do estoque ao financeiro e produção, o ERP também oferece dados personalizados e exibidos em dashboards intuitivos sobre o seu negócio.

Ficou interessado em como um sistema de gestão integrada ERP pode ajudar na gestão  da sua empresa? A ABC71 trabalha com soluções personalizadas para organizar o fluxo de acordo com seu tipo de negócio. Clique aqui agora mesmo e solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração