A compra, venda e estoque de produtos consignados é uma estratégia para ajudar empresas dos mais diversos portes e segmentos, seja na operação de comercialização ou industrialização. Além de diminuir os custos de estocagem e agilizar a distribuição para quem oferta, também possibilita o aumento de vendas e expansão do negócio.
Tanto no processo de venda, quanto no de compra consignada, existem responsabilidades legislativas que variam de estado para estado. Por se tratar de uma operação complexa, o ideal é contar com o auxílio de um sistema ERP para fazer todo o tipo de controle. A seguir, confira como gerenciar consignados de uma maneira simples e dinâmica.
A consignação de produtos, também chamada de contrato estimatório, é um arranjo comercial entre um comprador e um ou mais vendedores. Trata-se de uma parceria, onde o vendedor ou fornecedor envia uma determinada quantidade de produto a ser consignado para outra empresa, a fim de que eles sejam expostos ao consumidor final.
Se a venda for concretizada, o vendedor final recebe uma comissão. Caso os produtos não sejam vendidos, há a possibilidade de serem devolvidos, sem precisar arcar com os custos do que não teve saída.
Na operação de produtos consignados temos as seguintes figuras:
A consignação mercantil é quando o consignante envia os seus produtos para uma outra empresa, com a finalidade de comercialização. Ou seja, quem recebe irá expor os produtos consignados em sua loja com o objetivo de vender para o público final. Caso isso ocorra, o consignatário irá receber uma comissão. Os produtos que não foram vendidos, podem ser devolvidos para o consignante sem custo.
Por exemplo: Uma grande marca de roupas vende em sua rede de lojas, mas também oferece seus produtos para outras lojas. Assim, os outros estabelecimentos ficam com os produtos em um determinado período, expondo-os em seus espaços para tentar realizar as vendas. Caso não consiga, as roupas são devolvidas para a marca. Quando os produtos ficam sob propriedade das outras lojas, fazendo parte de seus estoques, chamamos de estoque consignado.
Já a consignação industrial refere-se ao fornecimento de insumos ou mercadorias a uma empresa, que fará uso em seu processo produtivo industrial. O objetivo desse processo é para que as indústrias não comprem insumos em quantidade superior a que serão utilizadas, evitando o desperdício.
Caso a utilização dos insumos em processo industrial não se efetive, o consignatário poderá devolver o material ao fornecedor sem precisar pagar.
Não existe um prazo máximo para o retorno ou efetivação da consignação, isso varia com o acordo das duas partes. Por isso, é fundamental a elaboração de um contrato para evitar problemas.
Manter organizada as informações sobre os produtos consignados é essencial para uma boa gestão e controle, a fim de evitar problemas, tanto para quem disponibiliza, quanto para quem recebe as mercadorias consignadas. Confira algumas dicas importantes:
Antes de vender os produtos consignados, é necessário buscar fornecedores de confiança, alinhando todos os pontos e estabelecendo um contrato entre as partes. Dependendo do tipo de mercadoria, teste o material e certifique-se que irá expor e vender um produto de qualidade.
No caso de fornecedores, a dica também é de buscar lojistas confiáveis. Pergunte sobre o público-alvo, a saúde do negócio e se possui todos os registros profissionais em dia.
Registrar todas as entradas e saídas dos materiais consignados é um processo fundamental para os consignantes e consignatários. Dessa maneira, é possível controlar de maneira simples as mercadorias vendidas e saber quanto deverá ser pago ao fornecedor.
Empresas que investem em tecnologias já utilizam um sistema de gestão que realiza essa tarefa, assim, qualquer saída é registrada automaticamente e identificada se o estoque é próprio ou consignado.
Para quem recebe as mercadorias consignadas, uma medida bem prática é separar um lugar do estoque para esses produtos. Além do controle, facilita a visualização de qual produto é consignado e qual não é.
Em um mercado cada vez mais competitivo, otimizar os processos é fundamental para uma empresa se destacar. No controle de consignação não é diferente. Ter um sistema de gestão, como o ERP, faz com que as informações de estoque e vendas sejam integradas, facilitando todos os registros de entradas e saídas de mercadorias consignadas.
Veja como funciona: Assim que um produto é recebido, na própria nota fiscal já é identificado que se trata de uma “remessa em consignação”, sendo assim, já é possível registrar no ERP da empresa sobre o estoque de terceiro. Em caso de venda, a área comercial fatura o material e o registro de saída é feito automaticamente. Assim como a devolução ao fornecedor, caso o produto não seja vendido. Além disso, o sistema também fornece relatórios para acompanhamento dos estoques consignados.
Ainda mencionando a questão de relatórios, analisar os dados para acompanhar a gestão dos materiais consignados é primordial para um trabalho mais assertivo e estratégico. Dessa maneira, é possível verificar o crescimento da venda ou utilização dos produtos (em caso da consignação industrial) e assim manter o estoque abastecido.
Já no caso de fornecedores, os dados são fundamentais para a análise da frequência do pedido do material consignado. Afinal, se um produto está muito tempo parado, sinal de que ele não está sendo vendido, logo, o fornecedor não está ganhando dinheiro. Então cabe avaliar se vale continuar investindo na consignação.
O sistema integrado de gestão (ERP) permite a administração por completo dos produtos consignados, desde a entrada do material e controle do estoque, até a venda do produto final.
O ERP da ABC71 faz exatamente esse processo. Tenha controle total dos materiais em consignação e veja como a sua empresa pode crescer com um sistema de gestão eficiente. Agende uma demonstração agora mesmo!
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