Não dá para uma empresa viver apenas de sonhos e boas intenções. Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e alcançar bons resultados, além de ideias inovadoras e capital para colocar em prática, é fundamental uma boa gestão de empresa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 6 a cada 10 empresas fecham em menos de 5 anos. Isso sem considerar os efeitos da pandemia da covid-19, que agravaram a situação de muitos negócios. De fato, as estatísticas não estão a favor dos empreendedores, e realizar uma boa gestão acaba sendo um desafio, independente do porte ou segmento da empresa.

Com o objetivo de mudar esse número, trouxemos 8 dicas para melhorar a gestão da sua empresa. Confira!

 

O que é gestão de empresa?

Muito mais do que gerir as finanças, vender os produtos e/ou serviços e gerar lucros, a gestão de empresas refere-se à integração de todas as áreas do negócio, de modo que essas áreas possam executar boas estratégias para garantir as metas e resultados.

A gestão é baseada em 4 pilares: planejamento, organização, liderança e controle. Envolve métodos, ferramentas, monitoramento de resultados, entre outros aspectos que ajudam a preparar uma empresa em momentos difíceis como crises econômicas e quedas de vendas, além de, é claro, melhorar o desempenho e aumentar lucros.

 

A importância de uma gestão empresarial eficiente

Uma boa gestão de empresa reflete automaticamente em todas as esferas do negócio, começando pelo engajamento e aumento da produtividade dos colaboradores, passando pela identificação de problemas, soluções, chegando até a geração de resultados e lucro e, consequentemente, o crescimento da empresa.

Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e em constante mudança, a criação de processos bem definidos é essencial para gerar um impacto positivo nas empresas, sejam elas multinacionais ou micro e pequenas empresas.

Existem diversas ferramentas e técnicas que auxiliam na gestão de empresas, como é o caso da análise SWOT, Business Model Canvas (BMC), matriz BCG e GUT e o ciclo PDCA. Além disso, investir em tecnologia, automação de processos e modernização de equipamentos potencializam os resultados.

Podemos mencionar também o ERP (Enterprise Resource Planning), conhecido como sistema de gestão empresarial, que contribui para a otimização de tarefas e integração de áreas.

 

8 dicas para realizar uma gestão de empresa estratégica

Se você deseja melhorar e otimizar os processos para fazer o seu negócio crescer ainda mais, confira agora as dicas que separamos para a gestão de sua empresa:

Mapeie os processos

O primeiro passo para melhorar a gestão empresarial está relacionado ao conhecimento das atividades de cada setor. Ou seja, quanto mais você entender como funcionam as tarefas e como elas se relacionam, fica mais fácil de observar quais atividades ou setores precisam de melhorias.

Faça um mapeamento de cada setor e também identifique pontos-chave, como infraestrutura e suprimentos, principais fornecedores, tendências de crescimento, comportamento do consumidor, principais concorrentes, etc.

Tenha uma comunicação mais clara e assertiva

A falta de comunicação é um dos motivos que causam erros e retrabalhos dentro de uma empresa. Por isso, é fundamental investir em uma comunicação mais clara e assertiva, para que os colaboradores saibam o que precisa ser feito para gerar resultados.

Aqui vão algumas sugestões: e-mails periódicos com apresentação de resultados; reuniões para ouvir sugestões; ferramentas que favoreçam o diálogo sem atrapalhar o fluxo de trabalho (Skype, Slack, Hangouts, etc); e claro, feedbacks individuais para fortalecer a relação entre o colaborador e a empresa.

Capacite a equipe

A gestão de pessoas está totalmente relacionada ao sucesso de um negócio. Por isso, invista na capacitação de sua equipe. Ofereça treinamentos e workshops que possam agregar não só no ambiente de trabalho, como também no crescimento individual. Uma equipe bem treinada torna-se mais motivada e produtiva, além de cometer menos erros e diminuir a rotatividade dos colaboradores.

Crie metas 

O que você espera da sua empresa a curto e longo prazo? Uma boa meta é aquela que possui um objetivo específico, e que deve ser mensurável, alcançável e relevante para a empresa. É o que chamamos de Meta SMART.

Essas metas podem e devem ser diferentes para cada setor, podendo ser também individual para cada colaborador. Mas, para isso, não esqueça de comunicar os colaboradores para que os mesmos estejam alinhados e focados.

Tenha um planejamento estratégico

Ainda comentando sobre o objetivo da empresa, realizar um planejamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento do negócio e a melhoria da gestão da empresa. Um bom planejamento te ajuda a compreender quem são seus concorrentes, quais são as tendências do mercado, a realidade do seu público-alvo e o que é preciso para potencializar os resultados.

Além disso, o planejamento estratégico auxilia em períodos de crise e baixas vendas, pois, dessa forma, você consegue identificar oportunidades e solucionar problemas para manter o negócio funcionando.

Defina indicadores e métricas para acompanhar

Uma excelente gestão de empresas passa pela análise de desempenho e resultados. Afinal, é dessa maneira que você descobre se está ou não no caminho certo. Os Indicadores-chave de Performance (KPIs) facilitam a compreensão de métricas e evolução dos processos, auxiliando na identificação de oportunidades e até mesmo mudanças de estratégias.

Fique de olho nas finanças

Se as finanças não vão bem, dificilmente a empresa contará com uma boa operação. Manter a gestão de finanças em dia é essencial para ter um bom fluxo de caixa e evitar dívidas. Por isso, crie o hábito de ter um orçamento empresarial, de modo que seja registrado todas as entradas e saídas de dinheiro, além de planejar os próximos meses e avaliar a margem de lucro.

Invista em tecnologia e otimize os processos

A empresa que não investir em tecnologias ficará para trás, por isso, não tenha medo de inovar! A tecnologia deve estar presente em todas as etapas para garantir uma gestão de empresa de qualidade. Dessa maneira, você consegue automatizar processos, reduzir custos, desburocratizar o seu negócio e aumentar a produtividade.

Como já mencionamos, o ERP é um sistema integrado que pode ser a solução para a sua empresa, pois é um software que automatiza diversas tarefas, minimizando falhas. O sistema 100% em nuvem garante total segurança, além de auxiliar no controle financeiro e de estoque, na gestão profissional e na tomada de decisão mais assertiva.

 

Fale com a ABC71 e garanta um ERP qualificado na sua gestão empresarial

ABC71 é uma empresa preocupada com as necessidades de seus clientes e, por isso, desenvolveu um software 100% brasileiro e na nuvem que ajudará a implementar e ter sucesso na gestão de empresas. Com uma tecnologia revolucionária, além de otimizar as tarefas, facilita o dia a dia de todos. Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração