Qual é a base para a tomada de decisão na sua empresa? Como você avalia os resultados e as metas alcançadas? O que sinaliza que determinado processo deve ser otimizado? Bom, para analisar, é preciso obter parâmetros que te direcionem, concorda? Afinal, como diria Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, “o que pode ser medido, pode ser melhorado”. Entenda o que é a gestão por indicadores e quais vantagens essa estratégia pode trazer para a sua empresa!
Essa estratégia se baseia no monitoramento e avaliação constante dos processos, e tem o objetivo de potencializar a tomada de decisão na empresa, a partir da mensuração dos principais parâmetros do segmento para o mercado, como indicadores de produtividade, turnover, lucratividade, estratégias, qualidade, entre outros.
É importante ressaltar que, para garantir uma verdadeira contribuição desses indicadores, também é preciso estabelecer um planejamento estratégico e ter objetivos claros na hora da definição das metas e métricas. Nesse sentido, há técnicas eficientes como a SMART – em nosso dashboard interativo sobre a gestão por indicadores, também explicamos melhor sobre esse tema.
Mas cuidado! É necessário entender a diferença entre as métricas e os indicadores. As métricas são medidas brutas, valores que compõe os indicadores, que por sua vez permitem uma visão mais ampla e direcionada. Assim, o aspecto quantitativo e o qualitativo devem se complementar e estar diretamente relacionados às estratégias e aos objetivos da empresa. Justamente por isso, um dos princípios da gestão por indicadores é que ambos também passem por uma constante revisão, de forma a acompanhar o ritmo de desenvolvimento e a realidade da organização, garantindo a melhoria contínua dos resultados.
Definitivamente, a gestão por indicadores traz grandes benefícios estratégicos. A partir de uma visão integrada de todos os processos e uma avaliação confiável do desempenho de cada setor da empresa, essa é uma ferramenta essencial para a estruturação e o planejamento, a identificação de problemas e, assim, a definição de soluções eficientes.
No entanto, a informação por si só não é verdadeiramente útil, sem o devido conhecimento para aplicá-la. A ideia é calcular indicadores relevantes, a partir dos percentuais, frequências, probabilidades, etc, e utilizá-los para desenvolver as análises de tendências.
Com isso, além de agregar maior transparência ao seu negócio, é possível tomar decisões mais assertivas, com base em dados e estatísticas, ao invés de simplesmente “feeling” e intuição. Assim, você evita dar passos maiores que a perna, ou perder o timing das mudanças e dos momentos certos para avançar!
Comece estabelecendo quais são os indicadores e as metas relevantes para o seu negócio, a partir de uma análise dos erros, acertos e resultados dos últimos meses e uma projeção dos objetivos a serem atingidos, com o devido embasamento, é claro.
Você pode estar se perguntando então como gerar esses indicadores e como alinhar essas informações ao planejamento estratégico da sua empresa. Bom, nesse quesito, um ERP, capaz de integrar os processos da sua empresa, só tem a agregar. Com um software de gestão, é possível ter acesso a informações mais concretas e confiáveis sobre o seu negócio, te auxiliando a definir as metas e os indicadores adequados!
Quer saber mais sobre a gestão por indicadores e como utilizá-la para suas estratégias? Nós desenvolvemos um dashboard interativo exclusivo sobre essa solução, onde você pode compreender melhor cada processo e, inclusive, simular algumas análises para a sua empresa. Acesse gratuitamente!
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