Uma das principais dúvidas dos clientes na hora de contratar uma solução tecnológica para as empresas é saber qual a diferença entre
ERP e CRM. Por isso, vamos explicar um pouco mais sobre os dois sistemas, de forma que você possa escolher qual deles é o mais indicado para o seu negócio.
Você já sabe que é importante para qualquer empresa ter sistemas capazes de gerir atividades e otimizar os processos para garantir um desenvolvimento mais estável. Agora, para saber qual é a solução ideal para o seu negócio, o primeiro passo é conhecer e saber do que se trata cada um deles.
O que é um sistema ERP?
O sistema ERP (sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa em português) é um software de gestão que permite a integração de dados, sendo responsável pelas operações diárias de uma empresa, como: faturamento, compras, fluxo de caixa, apuração de impostos, controle de estoque, contas a receber, controle dos maquinários; além de todo o trabalho administrativo e operacional. Assim, o sistema possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.
Além de permitir o total controle da sua empresa, esta solução serve de apoio à tomada de decisões para todos os setores e quebra barreiras impostas pelas estruturas departamentais, atendendo os processos de organização, como:
- Suporte na comunicação interna;
- Agilidade na execução de processos internos e na obtenção de dados;
- Prevenção contra erros humanos;
- Apoio nas tomadas de decisão e na elaboração de estratégias operacionais;
- Diminuição do tempo de entrega dos produtos ou serviços;
- Praticidade na administração de grandes quantidades de informações;
- Maior adaptação da empresa ao mercado e legislação.
Se sua empresa enfrenta qualquer dificuldade na organização operacional, de arquivos, informações, entre outros, um sistema ERP garante a certeza de todas as informações, prevenindo prejuízos.
O que é um sistema CRM?
O sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente em português), diferente do ERP que é focado em gestão interna, é voltado para estratégias relacionadas às vendas e ao marketing da empresa.
O sistema garante proteção das informações comerciais da empresa, ao mesmo tempo que identifica melhores estratégias para aumentar vendas, gerenciar e avaliar metas e vendedores, por exemplo. Além disso, torna possível aprimorar produtos, serviços e relacionamentos de acordo com a necessidade de seus clientes, a partir de:
- Agilidade na busca por informações e documentos;
- Suporte na comunicação com clientes;
- Apoio para estratégias nos relacionamentos;
- Aumento das vendas;
- Facilidade no treinamento da equipe através do software.
Qual a diferença entre ERP e CRM?
Com mais informações e detalhes sobre cada um dos sistemas, ficou fácil de identificar suas diferenças. Enquanto o sistema ERP é direcionado para gestão interna, o CRM para a gestão de vendas. É possível que sua empresa adote os dois sistemas paralelamente para ter resultados mais eficientes, já que ambos são focados no aumento do lucro.
Ambos sistemas atendem empresas de todos os tamanhos, porém, é comum que pequenos empreendedores optem pelo uso do CRM, uma vez que seu custo é mais acessível. Contudo, um sistema ERP atende empresas desde micro até grande porte, com variações de preços, funcionalidades e implantações, fazendo com que a empresa execute suas atividades com precisão e esteja orientada sobre os obstáculos com antecedência.
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ERP e CRM)
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