Um fluxo de produção ágil e contínuo é o primeiro passo para a lucratividade e a produtividade da sua indústria! Afinal, entender a sequência adequada de cada etapa do seu processo de produção permite o atendimento aos prazos, a gestão eficiente dos recursos, a eliminação de retrabalhos e atividades desnecessárias, bem como a redução de desperdícios e prejuízos na rotina da sua equipe.
Para isso, o seu fluxo de produção deve partir de uma visão estratégica e detalhada de suas atividades administrativas e operacionais, integrando todos os setores da sua indústria. Assim, é possível avaliar a ordem de prioridade de cada tarefa, ter clareza sobre os recursos e os profissionais envolvidos, evitar a ociosidade por falta de materiais ou de instruções, além de perceber eventuais falhas de procedimento ou sequenciamento em seus processos.
Existem diversos métodos e sistemas que podem te ajudar com a otimização do fluxo de produção e o mapeamento de seus processos. Nesse artigo, vamos abordar 5 ferramentas práticas e assertivas, capazes de te ajudar na identificação de gargalos, prevenção e estimativa de custos, delimitação de funções e processos, bem como no estabelecimento de ações preventivas e corretivas. Entenda cada uma delas!
O BPM, ou Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócio), é uma abordagem gerencial que tem como objetivo sistematizar e facilitar processos organizacionais complexos, envolvendo colaboradores, sistemas, ferramentas e fatores internos e externos da empresa.
Com foco na automação e na otimização do fluxo de atividades, o BPM estabelece ciclos de produção divididos em 6 etapas: planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento, controle e refinamento, atuando como um suporte às metas e às decisões corporativas.
A Matriz GUT é uma ferramenta utilizada para a priorização de processos e a resolução de problemas, com base em 3 fatores: gravidade, urgência e tendência (o que dá origem à sigla GUT).
Na maioria das vezes, a Matriz GUT é aplicada em conjunto a outras ferramentas, como a Análise SWOT, o Ciclo PDCA ou o Diagrama de Pareto, orientando estratégias, tomadas de decisão e projetos a partir da ordem de relevância e execução.
O Kanban, também conhecido como gestão visual, é um sistema que tem como finalidade potencializar o fluxo de produção e o atendimento às demandas.
Uma estratégia utilizada pelo sistema de produção Lean Manufacturing (Produção Enxuta), o Kanban foi desenvolvido pelo engenheiro da Toyota, Taiichi Ohno, e organiza os projetos conforme a prioridade, entre a lista de tarefas a fazer, em andamento, e concluídas.
Um importante guia para o seu fluxo de produção, o 5W2H é uma ferramenta que visa otimizar a implementação de ideias e iniciativas, a partir de um checklist focado na agilidade e assertividade dos processos. O nome vem dos 7 aspectos que direcionam essa metodologia: What, Why, Where, When, Who, How e How Much (O que, Por que, Onde, Quando, Quem, Como e Quanto).
Dessa forma, esse sistema auxilia no mapeamento e na fundamentação das atividades, prevendo o que será produzido, os equipamentos e os recursos envolvidos, os custos, as demandas e todo o cronograma de execução.
🕔 21 de novembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 19 de novembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 18 de novembro de 2024
Sem categoria