De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 60% das empresas brasileiras fecham nos primeiros 2 anos de existência. Dentre os principais motivos, estão a falta de planejamento, acompanhamento do negócio e controle de custos. O problema é que muitos gestores se enganam ao encarar alguns gastos com superficialidade e não dar a devida atenção ao planejamento de todos os processos.
Um bom controle das operações, em geral, elimina muitas causas de desperdício, ineficiências, excessos e faltas de materiais, paradas na produção, etc. Agora, quando falamos sobre o controle de custos, a administração adequada do estoque, principalmente, é crucial para evitar prejuízos.
Além disso, os recursos de produção, como mão de obra, máquinas e ferramentas, quando não equacionados da forma correta, também acabam gerando gastos desnecessários. Olhando superficialmente, parece que o controle de custos é apenas uma questão matemática, mas não. A forma como encara a gestão e o planejamento dos processos no seu negócio está totalmente ligada a essa questão.
É necessário avaliar todo o comportamento financeiro da sua empresa, com um controle mensal e um histórico atualizado, para que se possa desenvolver previsões eficientes e estar preparado para os altos e baixos.
Tenha claro os custos variáveis, que mudam de acordo com o volume de vendas por exemplo, e os custos fixos, como energia, iluminação, água, instalações, manutenção, ou ainda, as despesas dos departamentos administrativo, comercial e marketing. Com essas informações devidamente separadas, é possível dar ênfase aos custos mais representativos e com influência direta nos resultados finais, além de perceber atividades que dão prejuízo.
Para realizar um controle de custos eficiente, você pode contar com um sistema de gestão que te dê um suporte. Como o ERP da ABC71 que alerta sobre as principais necessidades, além de ratear os custos entre seus produtos produzidos.
Se você sente que precisa reverter esse cenário na sua empresa, nosso artigo “
Transforme o seu planejamento de produção em estratégia” também pode ser útil. Agora, se você busca uma visão mais sistêmica e integrada sobre gestão, nosso e-Book “
Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas” é ideal para a sua necessidade.