Depois de anos utilizando o serviço externo de contabilidade, a empresa opta por mais controle sobre as informações fiscais e contábeis com ajuda do ERP Omega
Integrar pessoas ao redor do mundo: esta é a especialidade da Voitel, uma empresa que desde 1998 oferece produtos exclusivos de voz e conferência para o mercado coorporativo.
Atuando em todo o Brasil e em mais cinquenta países, a Voitel cria soluções de comunicação multimídia convergente, conhecida pela sigla NGN. Utilizando-se de alta tecnologia, leva aos seus clientes avançados serviços de transmissão de dados, voz e imagem em tempo real, que auxiliam as empresas a serem mais eficientes.
Com suas opções de conferências, por exemplo, é possível fazer uma reunião com empresários, colaboradores e clientes, localizados em diversas partes do mundo, com o uso de uma ligação telefônica ou pela internet, através de sistemas multimídia. Com essas soluções, os clientes podem eliminar os custos com viagens e hospedagem além de facilitar a tomada de decisões, reduzindo o tempo gasto. Já os serviços de voz vão desde a modernização da infraestrutura interna até total terceirização dos serviços de telecomunicação.
O resultado final é a redução de custo, rapidez na comunicação, agilidade nas tomadas de decisões, entre outras vantagens.
Porém, apesar de ser um grande apoio para outras empresas, havia um setor no qual era a Voitel que precisava de ajuda: seu controle financeiro e fiscal. Seus serviços de contabilidade eram feitos externamente e isso começou a gerar insatisfação. Então, em abril de 2010, a diretoria da Voitel decidiu-se pelo que o diretor financeiro, Reinaldo Tadeu Batista, chamou de
“trazer para dentro de casa”.
Batista conta que chegaram a consultar duas opções além da ABC71, antes da decisão final, mas como ele já conhecia o desempenho do ERP Omega por ter trabalhado com o sistema em outra empresa, já sabia quais eram suas vantagens. A principal delas apontada pelo gerente é sua simplicidade: como ferramenta, a solução da ABC71 é um facilitador do acesso às informações e sua implantação é simples e rápida.
Outra grande vantagem do ERP Omega é ser um sistema
“amigável”. Dizer que uma solução de gestão é amigável é, dizer em outras palavras que ele possui uma linguagem acessível aos funcionários, sem que seja preciso ser um profundo conhecedor de sua rotina. Assim, ao procurar um relatório, por exemplo, entre centenas de documentos, os caminhos são simples, fáceis de aprender e reconhecer.
Por ser uma empresa de serviços, a implantação é ainda mais fácil. Em uma indústria tem-se o chamado
“chão de fábrica” e por isso é necessário um controle mais minucioso sobre estoque, compras, pedidos de venda e as linhas de produção, por exemplo. Como nas empresas de serviço não há essa especificidade da indústria, a facilidade também significa rapidez: em menos de um mês os módulos necessários já estavam implantados.
Nesses meses, os efeitos positivos já foram sentidos na rotina da empresa. Em primeiro lugar está o controle total sobre as informações. Com os processos fiscais e contábeis dentro de casa, as informações ficam ao alcance da mão para serem acessadas sempre que necessário. Isso também representa um grande ganho de tempo. Batista lembra que antes da solução de gestão da ABC71, o balanço só era finalizado no mês subsequente. Hoje, ele é feito duas ou três vezes por semana. Ou seja, os dados da empresa são obtidos de maneira segura e ágil, o que facilita significativamente a vida dos funcionários que trabalham com o ERP Omega e, principalmente, dos gestores da Voitel.