As indústrias alimentícias são importantíssimas para a economia brasileira e precisam de cuidados redobrados durante a produção, já que devem ter um rígido controle de qualidade em todas as etapas.  A implementação de um ERP contribui com uma gestão integrada e eficiente, oferece uma visão em tempo real das operações e facilita a tomada de decisões. Confira 11 benefícios do nosso ERP para o seu negócio:  

1 – Gestão por Batch de Produção e requisição ao estoque

Facilita o planejamento e a execução da produção por lotes, permitindo um controle preciso da utilização de matérias-primas e a alocação de recursos.    

2 – Gestão das receitas e fórmulas dos produtos fabricados

Possibilita o gerenciamento detalhado das receitas e fórmulas dos produtos, o que garante consistência na produção e favorece os ajustes necessários.     

3 – Rastreabilidade de itens por lotes das matérias-primas e produtos fabricados

Viabiliza o rastreamento completo do que é produzido, desde a entrada de matérias-primas até a saída dos produtos. Essa característica é crucial para garantir a segurança alimentar e facilitar recalls, se necessário.    

4 – Gestão dos prazos de validade dos produtos fabricados e matérias-primas

Permite o monitoramento preciso das validades, evitando perdas desnecessárias e garantindo que apenas produtos dentro do prazo sejam enviados ao mercado.     

5 – Controle do processo produtivo e fiscal de marcas próprias (industrialização para terceiros)

Aumenta o controle da produção de marcas próprias para manter a conformidade fiscal e regulatória ao realizar industrialização para terceiros.      

6 – Controle de qualidade das matérias-primas e dos produtos fabricados

Facilita a implementação de processos de controle de qualidade, monitorando padrões de forma que apenas produtos de alta qualidade sejam produzidos e distribuídos.    

7 – Certificação de fornecedores 

Contribui para a gestão dos fornecedores, permitindo a monitorização de conformidade e certificações, assegurando a qualidade e segurança dos insumos.    

8 – Planejamento da chegada de matérias-primas para manter níveis de estoque adequados

Excesso ou falta de matérias-primas geram desperdícios e impactam nas finanças da empresa. O ERP ajuda no planejamento de compras para que os insumos cheguem no momento certo para manter os níveis de estoque adequados.    

9 – Gestão de estoque de acordo com a sazonalidade

Datas comemorativas geram demandas diferentes na quantidade de produtos. O ERP permite ajustes dinâmicos no estoque para lidar com variações sazonais, otimizando os recursos disponíveis.    

10 – Controle e análise dos custos de produção

Gera a análise detalhada dos custos de produção, permitindo a identificação de oportunidades para a redução de custos e melhora da eficiência operacional.    

11 – Atendimento à legislação fiscal e contábil

Assegura a conformidade com as regulamentações fiscais e contábeis específicas da indústria de alimentos, evitando penalidades e garantindo transparência nas operações.    Esses benefícios fornecem uma base sólida para a gestão eficiente e sustentável da indústria de alimentos.   

Invista nessas vantagens para o seu negócio

Com o objetivo de atender às necessidades da sua área, nossos especialistas desenvolveram um ERP com as principais funcionalidades e melhores práticas do mercado alimentício. Além disso, oferecemos a todos: 
  • Assinatura SaaS

  • Hospedagem na nuvem

  • Sistema modular e parametrizável

  • Conformidade com a legislação brasileira

  • Treinamento, capacitação, implantação dirigida

  • Relatórios precisos para tomada de decisões baseadas em dados estratégicos

Converse com nossos consultores

Conte com o ERP mais completo do mercado! 

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração