Controle de produção: sistemas e funcionalidades

O controle de produção é essencial para garantir o sucesso de qualquer operação industrial. Em primeiro lugar, ele permite a alocação precisa de recursos, evita desperdícios e maximiza a produtividade.  A qualidade do produto também é diretamente beneficiada, já que a capacidade de programação e rastreamento possibilitam o cumprimento preciso de prazos e padrões estabelecidos, a construção de uma sólida reputação de marca e, claro, a satisfação dos clientes.  Quer ter esses benefícios em sua empresa? Veja 5 ferramentas essenciais para potencializar o seu controle de produção!

1. Planejamento Avançado da Produção (APS)

O Planejamento Avançado da Produção é um conjunto de ferramentas tecnológicas aplicadas na gestão de produção, concentrando-se especificamente na otimização da programação e na alocação de recursos.  A grande eficiência desse programa se dá pelo fato de considerar diversos fatores ao mesmo tempo: disponibilidade e condição das máquinas, mão de obra, tempo de produção e matéria-prima, por exemplo.  O acompanhamento dinâmico dessas atividades e a rápida capacidade de adaptação às adversidades do dia a dia são benefícios e tanto para uma gestão alinhada às necessidades do mercado.     

2. Planejamento de Recursos da Empresa (ERP)

O Planejamento de Recursos da Empresa trata-se de um sistema integrado que facilita a gestão empresarial e automatiza processos internos, como administração, contabilidade, logística, controle de estoque e pagamento de contas. Ao centralizar os dados em uma única plataforma, o ERP proporciona uma visão atualizada do desempenho da empresa em tempo real, facilitando a tomada de decisões e a comunicação entre os diferentes setores. Na abc71, nossos consultores analisam a realidade de cada cliente para indicar o melhor plano de ERP, seja Pronto (pré-configurado) ou Omega (personalizado). Depois, acompanhamos a implementação e ficamos à disposição para auxiliar em quaisquer dúvidas.    

3. Planejamento de Vendas e Operações (S&OP)

O Planejamento de Vendas e Operações é um processo estratégico utilizado pelas empresas para alinhar as operações com as metas de vendas e a estratégia de negócios. Seu principal objetivo é equilibrar a demanda prevista e a capacidade de produção, garantindo que tenha recursos suficientes para suprir as necessidades do mercado. Isso envolve a integração de diferentes departamentos internos para desenvolver um plano de produção e distribuição para as metas de vendas estabelecidas. A redução de estoques excessivos, o aprimoramento na comunicação e a boa utilização dos recursos estão entre as principais vantagens do S&OP para um crescimento saudável.   

4. Plano Mestre de Produção (MPS)

O Plano Mestre de Produção é um componente-chave em sistemas mais amplos de gestão de produção, como o Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) e o Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP).  A partir de um plano detalhado, ele especifica quando e quanto de um produto deve ser produzido em determinado período de tempo, garantindo que a produção esteja alinhada com as metas de vendas e com a capacidade de recursos disponíveis. Essas informações são cruciais para as áreas de produção, vendas, marketing, finanças e logística, já que servem como um guia para a programação da produção em relação às demandas e prazos.   

5. Planejamento dos Recursos de Manufatura (MRP II)

O Planejamento dos Recursos de Manufatura expande o conceito de MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) para englobar outros recursos importantes, como mão de obra, máquinas, tempo e dinheiro. É especialmente valioso em ambientes de produção complexos e em empresas que produzem uma variedade de produtos ou que têm uma cadeia de suprimentos extensa, já que ele ajuda a otimizar a utilização de recursos, a reduzir os custos e a melhorar a capacidade de resposta às mudanças do mercado.  

Potencialize a gestão do seu negócio com nosso ERP! 

Mais que uma ferramenta, o ERP é o futuro da gestão integrada. Aqui, unimos experiência e inovação para manter nossos sistemas sempre atualizados com as melhores funcionalidades.  Otimize seu dia a dia com a nossa solução completa de alta performance:   

Fale com nossos consultores 

Nosso legado é contribuir com o seu! 

Continue Lendo

Tags Relacionadas

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração