Empreender tem sido uma escolha profissional de muitas pessoas ao longo dos últimos anos. Porém, por ser uma atividade desafiadora, é imprescindível buscar dicas para administrar um negócio, e assim, evitar alguns obstáculos pelo caminho. Notas fiscais, contratos, capital de giro, fluxo de caixa, marketing, projeção de vendas, otimização de processos… Esses são alguns dos termos que podem aparecer na rotina dos empreendedores, independente do porte ou segmento de cada negócio.  Atualmente, segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), aproximadamente 53 milhões de brasileiros realizam alguma atividade empreendedora. Criar o próprio negócio, além de ser o sonho de muitas pessoas, também se tornou uma alternativa devido ao alto índice de desemprego no país. Seja qual for o motivo, para um empreendimento ser bem sucedido, é preciso saber lidar com a competitividade, as principais necessidades do público-alvo, com as adversidades que aparecem ao longo da trajetória, etc.  De acordo com o boletim do Mapa de Empresas, nos primeiros 4 meses de 2022, foi registrada a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil. Mas, cerca de 23% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade no Brasil. Falando de Microempreendedores Individuais (MEIs), o índice chega a quase 30%. Para que isso não ocorra com a sua empresa, é preciso ter algumas atitudes que auxiliem da melhor maneira a gestão de negócios. Para saber mais, elaboramos um artigo com 6 dicas para administrar uma empresa. Confira a seguir!

Confira 6 dicas para administrar um negócio

Não existe uma fórmula mágica. Mas, para uma empresa conseguir se manter competitiva no mercado, é preciso seguir algumas dicas:

Faça um planejamento estratégico

A primeira dica para administrar e posicionar a empresa de forma competitiva, garantindo a sua continuidade, é a de realizar um planejamento estratégico e bem estruturado. Por mais que seja uma empresa nova no mercado, é importante já levantar informações sobre gastos e lucros, clientes, fornecedores, colaboradores e concorrentes.  Além disso, montar planos de ação de pequeno, médio e longo prazo ajuda a empresa a ter uma melhor organização, e claro, evitar que ela saia dos trilhos caso algum imprevisto aconteça, como por exemplo: crise econômica, falha de algum fornecedor, inadimplência de clientes e desfalque de colaboradores. É fundamental que o planejamento seja revisado sempre que possível, a fim de identificar possíveis erros e observar o que pode ser modificado para garantir o sucesso da empresa. 

Avalie os resultados da empresa

Não basta só vender. Uma empresa que mantém o seu sucesso passa pela análise de indicadores de resultados, o que permite avaliar o desempenho do negócio para garantir uma excelente gestão da empresa e saber se está ou não no caminho ideal. Por isso, faça reuniões regulares para mensurar os resultados obtidos e avaliar mudanças, se necessário.

Cuide das finanças

Micro e pequenas empresas podem ter a falsa ideia de que é mais fácil controlar as finanças, porém, não é bem assim. A inadimplência é inimiga de qualquer empreendedor, independente do porte do negócio.  Por isso, é fundamental ter bastante atenção com as obrigações tributárias, o fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, margem de lucro e imprevistos, salário de colaboradores, entre outras atividades.  Além disso, é comum que as novas empresas não tenham lucros significativos no começo, então, é importante ter um recurso financeiro além do investimento inicial. Ou seja, ter um capital de giro para dar conta das despesas e manter o empreendimento.

Acompanhe as tendências e os concorrentes

Em um mundo em constante transformação, um empreendedor não pode “dormir no ponto”, se não, a chance de ficar para trás é muito grande. Por isso, é imprescindível se manter atento às principais novidades do mercado, se capacitar e oferecer capacitação aos colaboradores, e claro, estar aberto às mudanças.  Ao acompanhar as tendências, o empreendedor encontrará oportunidades para o seu negócio, bem como enxergar futuras ameaças. Além disso, outra prática para estimular a criatividade e estratégia das organizações, além de melhorias dos serviços e produtos, está em acompanhar empresas do mesmo segmento. Afinal, administrar um negócio é entender como lidar com a concorrência. Estude o mercado, avalie as possibilidades, trace o seu diferencial competitivo e o coloque como vantagem.

Invista em marketing e comunicação interna

Hoje em dia, tudo é marketing! Então, outra dica para administrar um negócio, está na forma de encontrar e comunicar o seu cliente. Quem não investe nesse ramo, com certeza terá mais dificuldade para posicionar a sua marca e aumentar as vendas.  Ao conhecer o seu público-alvo, você pode realizar pequenas ações em plataformas, de forma mais assertiva e sem precisar de grandes investimentos no começo.
  • Redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn);
  • Plataformas de vídeo (YouTube, TikTok, Kwai);
  • Aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram);
  • Sistemas de buscas (Google, Bing, Yahoo);
  • Inbound marketing (Blog, e-mail marketing, e-books, infográficos, podcasts, newsletters);
  • Anúncios digitais.
Empresas que possuem colaboradores também precisam investir em comunicação interna para estimular o engajamento. No momento em que o colaborador entende a importância de estar na empresa, ele se torna mais produtivo.

Ouça os clientes

O cliente é a alma do negócio. Por isso, uma das principais tarefas de uma empresa é atender as expectativas do seu público, seja oferecendo produtos/serviços mais específicos e de qualidade, ou uma entrega mais rápida, e até mesmo um canal de comunicação mais prático. Então, realize pesquisas de satisfação de forma periódica, a fim de ouvir as reclamações e sugestões dos clientes. Dessa forma, a sua empresa consegue identificar oportunidades de melhoria. 

Invista em tecnologia

Estamos na era da tecnologia, e empresas que têm medo de inovação tecnológica não conseguem se destacar. As tecnologias permitem a otimização de processos, redução de custos, diminuição de falhas e atrasos na execução de tarefas, e consequentemente, aumento de produtividade.  É possível investir em softwares de gestão para automatizar processos e desburocratizar o seu negócio. Um exemplo é o ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema integrado que garante uma gestão mais simplificada e na tomada de decisão mais assertiva.

Conte com a ABC71 para te ajudar a administrar o seu negócio

Agora você já sabe as principais dicas para administrar o seu negócio. O que deve saber também, é que você pode contar com a ABC71 para garantir o sucesso da sua empresa. A ABC71 está sempre preocupada com as necessidades de seus clientes e, por isso, desenvolveu um software 100% brasileiro e na nuvem que ajuda na boa gestão das organizações. Com uma tecnologia revolucionária, é possível otimizar tarefas e facilitar o dia a dia de todos os profissionais. Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!

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