Integração do ERP Industrial com a Internet das Coisas (IoT): uma revolução na indústria.
Você sabe o que significa IoT? E como ele se relaciona com o sistema ERP? Antes de entrar a fundo nessas questões, é preciso entender as funções de cada um.
Enterprise Resource Planning
Traduzido como
Planejamento de Recursos Empresariais, o ERP é um sistema de gestão que integra diferentes departamentos dentro de uma organização, desde questões fiscais e administrativas até o chão de fábrica.
Um bom software contribui com o aumento da produtividade, redução de custos extras, diminuição das burocracias e acompanhamento geral, como entradas e saídas, questões fiscais e pedidos de venda.
Internet of Things
Já a Internet das Coisas (IoT) é um conceito que se refere aos dispositivos conectados à internet e à capacidade de coletar e trocar dados entre si, o que resulta na automação das ações e dispensa a necessidade de intervenção humana direta.
Hoje, nossos celulares, televisões smart, carros, geladeiras, computadores e máquinas, por exemplo, fazem parte da era moderna da IoT.
ERP e IoT guiam o mercado industrial ao futuro
A junção do ERP Industrial com a Internet das Coisas (IoT) é uma das
tendências de 2023 e ganha cada vez mais relevância na transformação digital na era das
Indústrias 4.0.
O IIoT (Industrial Internet of Things), traduzido como Internet Industrial das Coisas, é mais uma atualização da IoT e abrange os dispositivos conectados à internet em aplicações industriais.
Essa união traz diversos benefícios para as empresas, já que permite uma gestão mais eficiente e inteligente das operações. Entre tantas, destacamos as principais vantagens:
Monitoramento em tempo real
A IoT faz com que os sensores e dispositivos coletem informações sobre o processo, como produção, manutenção e qualidade. Esses dados são integrados ao ERP e possibilitam o acompanhamento do status da operação em tempo real.
Otimização da cadeia de suprimentos
Juntos, conseguem rastrear o fluxo de materiais e proporcionam a visibilidade completa da cadeia de suprimentos, o que facilita a identificação de gargalos, o controle do estoque e a previsão de demandas.
Manutenção preditiva
Durante uma operação industrial, o bom funcionamento das máquinas evita pausas inesperadas e queda de produtividade. Nesse sentido, os sensores instalados nas máquinas (IoT) coletam dados sobre o desempenho e detectam falhas iminentes.
O ERP usa essas variáveis para programar a manutenção preventiva e antecipar problemas, prevenindo custos extras com correções de urgência.
Aumento da eficiência energética
Assim como acontece com a manutenção, é possível economizar energia e outros recursos a partir da identificação de oportunidades na operação, seja nos equipamentos ou em alguma etapa.
Melhoria da qualidade e segurança
O ERP é uma ótima ferramenta para controlar a qualidade dos produtos e das matérias-primas, especialmente com a rastreabilidade, detectando desvios com antecedência e ativando alertas de segurança.
Como implementar o ERP e a Internet das Coisas?
O primeiro passo é contratar o apoio de profissionais para garantir uma conexão eficiente em todos os dispositivos.
Na ABC71, seus dados ficam salvos na nuvem e passam por
backups em seus computadores e nos nossos. Além disso, nosso sistema está sempre atualizado para manter o alto nível de segurança.
Lembre-se de que todas as regras da
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) devem ser cumpridas nesse processo.
Potencialize sua operação com essa dupla poderosa
Nosso time de especialistas está à sua disposição para entender a realidade do seu negócio e encontrar o melhor plano:
- ERP Pronto – Os dados ficam 100% na nuvem e a empresa não precisa ter infraestrutura, apenas computadores com acesso à internet.
- ERP Omega – Pode ser customizado de acordo com as suas necessidades e é o mais indicado para aplicações complexas.
Aqui, você tem a garantia de um parceiro totalmente dedicado ao seu sucesso, da compra ao pós-venda.
Contate-nos e otimize sua operação com ERP e IoT!