O ERP já se encontra presente em muitos ambientes empresariais e corporativos, com suas funcionalidades e operações capazes de integrar todos os setores das empresas, oferecendo processos mais eficientes e gerando melhores resultados.
Com os avanços tecnológicos cada vez mais sendo uma realidade na vida dos empresários, é comum ver novas ideias e tendências surgirem.
O Enterprise Resource Planning (ERP), que em tradução livre significa Planejamento de Recursos Empresariais, tem como foco principal melhorar a gestão das empresas com um software avançado e integrado. Acompanhar as tecnologias para alcançar esse objetivo também faz parte desse sistema.
A pesquisa Sondagem Especial Indústria 4.0 realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), provou que a indústria brasileira está focada em se tornar mais digital com o passar do tempo. Em 2021, como mostra a pesquisa, 69% das empresas pesquisadas faziam uso de alguma tecnologia digital, e a expectativa é que esse número avance.
Abaixo, vamos conhecer algumas tendências tecnológicas que estão ganhando espaço nas empresas como um complemento ao uso do sistema ERP.
A Internet das Coisas, na tradução livre (IoT é a sigla para Internet of Things), se trata de uma rede integrada de objetos físicos conectados a tecnologias. O objetivo principal da IoT é anexar e trocar dados com outros dispositivos.
Hoje em dia temos muitos exemplos desse tipo de tecnologia em várias coisas do cotidiano: smartphones, watches, carros tecnológicos. Dessa forma, a Internet das Coisas vem ditando a forma como muitos têm vivido, por isso essa tem sido uma tendência para as empresas também.
Além do IoT tradicional, também temos o IIoT ( Industrial Internet of Things ), que é o conjunto de dispositivos conectados à internet em aplicações industriais. Com ela é possível compilar dados, criar análises e otimizar a produção.
O setor administrativo, por exemplo, pode receber um auxílio importante com dispositivos digitais interligados. Além disso, essa tendência oferece mais insumos para a tomada de decisões.
Com uma grande quantidade de dados sendo gerados todos os dias nas empresas, se faz necessário um sistema que suporte todas as informações com eficiência e agilidade.
O Big Data veio para solucionar esse problema e auxiliar o uso do ERP. O seu principal objetivo é armazenar todas as informações para criar uma gestão mais eficiente e assertiva.
Ele é capaz de obter diversas informações geradas nos sistemas da empresa, além de poder avaliar e segmentar os dados de vários setores. Essa também é uma tendência que tende a evoluir ainda mais no futuro, sendo possível receber diferentes tipos de mídia.
A Inteligência Artificial (IA) é um conjunto de várias tecnologias que simula uma inteligência similar à inteligência humana. Um exemplo de IA são os chatbots, que é uma tendência no mundo inteiro e são utilizados para responder dúvidas de maneira instantânea e até interagir com usuários.
No setor de vendas de uma empresa, por exemplo, a inteligência artificial pode auxiliar nas vendas e nos atendimentos. Entretanto, é válido lembrar que ela não substitui a comunicação humana.
Com todas as mudanças e avanços tecnológicos no setor empresarial, é notória a necessidade de contar com boas soluções para potencializar o sistema de gestão de sua empresa. O impacto que a a inovação e a tecnologia trouxeram para o uso do ERP tem gerado ainda mais produtividade, redução de custos e segurança.
Nessa realidade, também é possível ver gestores tomando decisões mais assertivas, com base em dados precisos. E nesses casos, toda a empresa ganha produtividade e competitividade no mercado.
Os sistemas de gestão da ABC71 garantem setores com processos fluidos e atividades integradas às tecnologias. Desde 1971, seguimos inovando e acompanhando as tendências do mercado tecnológico, visando a entrega das melhores soluções para o setor industrial.
Para saber mais como o mesmo pode auxiliar a sua gestão de negócios, entre em contato com a ABC71 para conhecer as soluções para seu segmento!
🕔 5 de setembro de 2024
Fiscal e Contábil
🕔 2 de setembro de 2024
Melhores Práticas
🕔 28 de agosto de 2024
Gestão