Desafios da implementação de um ERP na indústria atual

A evolução do mercado e das tecnologias faz com que as indústrias tenham que se adaptar às novas realidades. Um bom sistema ERP, como os desenvolvidos na abc71, é uma das ferramentas essenciais para o futuro, já que auxilia na organização geral, facilita o controle e impulsiona a competitividade saudável. Durante a implementação desse software tão vantajoso, é preciso que as empresas estejam prontas para resolver alguns desafios, principalmente os que estão relacionados à adaptação cultural e operacional. Na abc71, temos uma vasta experiência e um time de consultores prontos para ajudar durante toda a implementação, proporcionando mais tranquilidade e segurança para o seu time. Além disso, investimos frequentemente na atualização dos nossos sistemas para garantir o que há de melhor em softwares de gestão.    

Avaliando a infraestrutura digital prévia da indústria

Depois da decisão de adotar um software de ERP na rotina, é fundamental realizar uma avaliação cuidadosa da infraestrutura disponível para um bom desempenho. Veja 5 passos importantes para conduzir essa análise:   
  • Compatibilidade tecnológica

É importante garantir que a infraestrutura tecnológica do negócio seja compatível com os requisitos do ERP, como servidores, hardwares, sistemas operacionais e bancos de dados.  
  • Integração com sistemas existentes

O ERP deve se integrar com os sistemas já existentes no dia a dia da indústria, garantindo a transição suave e a boa comunicação entre eles.    
  • Segurança da Informação

Um sistema robusto e atualizado com medidas de proteção, como backups, detecção de invasores, firewalls e políticas de segurança, evita o vazamento de informações sigilosas.   
  • Desempenho e escalabilidade

O objetivo de investir em melhorias na gestão industrial é fazer o seu negócio crescer. Certo? Para evitar futuras dores de cabeça, atente-se se há capacidade para o ERP na operação – processamento, armazenamento de dados e largura de banda de rede, por exemplo – e se o sistema consegue acompanhar as mudanças da operação.   
  • Acesso remoto e mobilidade

Com a crescente necessidade de acesso remoto e mobilidade, a infraestrutura precisa suportar o funcionamento do ERP em diferentes locais e dispositivos. No geral, esse processo ajuda a identificar e resolver quaisquer problemas potenciais antes da implementação efetiva, minimizando interrupções nas operações e garantindo que o sistema funcione de forma eficiente.   

Escolhendo o ERP adequado para as necessidades específicas

A escolha do programa ideal é outra etapa essencial para alcançar resultados satisfatórios. Essa pode ser a tarefa mais difícil, por isso é o momento de avaliar os objetivos da empresa, as principais dores e, claro, as práticas de mercado. 

Veja uma checklist básica para observar durante a definição: 

  • Anote as necessidades do negócio e de cada área. 

  • Defina metas alcançáveis e mensuráveis que o ERP deve alcançar. 

  • Estabeleça um orçamento realista para a seleção, implementação e manutenção do ERP.

  • Verifique se a interface do usuário é intuitiva, afinal, sua equipe precisa de praticidade.

  • Analise cuidadosamente os recursos e funcionalidades oferecidos pelo ERP.

  • Avalie os fornecedores e solicite uma demonstração prévia do sistema. 

  Na abc71, você conta com um time de especialistas para ajudar na escolha do melhor ERP para a sua empresa. Nosso portfólio possui dois excelentes planos para atender às especificidades: o ERP Pronto (pré-configurado) e o ERP Omega (personalizado). Nós também oferecemos suporte no pré e no pós-venda, tanto que disponibilizamos uma série de conteúdos gratuitos para dar mais autonomia à sua equipe e otimizar a resolução de problemas.   

Lidando com a integração de processos e dados complexos no ERP

A integração de processos e dados complexos requer uma abordagem estratégica: primeiramente, é essencial compreender os processos de negócio existentes, documentando cada etapa e identificando interações entre diferentes departamentos e sistemas. Em seguida, você deve mapear o fluxo de dados e determinar como as informações são geradas e compartilhadas dentro da organização. Lembre-se de que a padronização garante que tudo seja compreendido e empregado de maneira uniforme em todos os processos e sistemas. A realização de testes rigorosos antes da implementação, o monitoramento contínuo dos resultados, uma gestão antenada às novidades e o treinamento da equipe possibilitam a integração bem-sucedida e o aprimoramento da eficiência operacional ao longo do tempo.  

Somos seus parceiros nos desafios e no sucesso do ERP! 

Agora que você já conhece os principais pontos para a integração de um sistema de ERP, é hora de colocar a mão na massa e dar início ao planejamento. Agende uma reunião com nossos consultores para tirar dúvidas e identificar a melhor solução para a sua indústria. Acompanhe tudo o que acontece em tempo real e tome decisões mais assertivas.  

Contate-nos já

  Atualize sua empresa com a gestão do futuro!   

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração