Quando pensamos sobre o avanço do ambiente digital com foco em vendas, é impossível não lembrar da ascensão dos e-commerces a partir da pandemia ocasionada pelo Covid-19. descobrimos diversas possibilidades de nos beneficiarmos com os múltiplos canais, como é o caso do figital, uma estratégia de vendas que une os canais online e offline.
De acordo com uma pesquisa realizada pela SmartHint o ano passado, os e-commerces têm aumentado seu faturamento em 785%, um crescimento assustador, mas que prova o potencial competitivo que esse modelo de vendas possui.
As lojas online estão ganhando cada vez mais destaque em todo o mundo e, por ser um ambiente competitivo, as empresas precisam traçar estratégias inovadoras e eficientes para ganhar mais vantagens dentro desse mercado.
Neste artigo, vamos entender sobre o termo figital e como ele é uma grande oportunidade de se destacar no mercado de vendas.
A origem do termo vem da junção da palavra físico e digital, e o seu significado está completamente ligado a essa junção. Compreende-se que no figital, as empresas decidem oferecer mais do que produtos, ou seja, elas oferecem experiências, dando a possibilidade de atender seus clientes tanto em modelo digital quanto nas lojas físicas.
Portanto, o figital é uma possibilidade de venda onde as empresas integram o processo de atendimento, a venda e o pós-venda no online e offline para os seus clientes. Um exemplo disso são as compras online com retirada no PDV, ou compra na própria loja física, onde é possível experimentar e/ou provar o produto, e receber a entrega em casa.
Você provavelmente já deve ter visto alguma empresa realizar esse tipo de integração. E a base para esse tipo de venda é a estratégia Omnichannel, que possibilita que o consumidor deseje comprar por canais digitais ou em lojas físicas, dependendo das circunstâncias.
O termo Ominichannel tem por conceito a união de todos os canais. “Omni” vem do latim e significa “tudo”, e “channel” é uma palavra inglesa que significa “canal”. Apesar do significado etimológico condizer bem com o conceito da abordagem, para as vendas Omnichacnnel vai um pouco mais além.
Essa é uma estratégia de vendas que integra vários canais de comunicação para oferecer as melhores experiências ao consumidor, dando a ele a possibilidade de escolher o mais conveniente para aquele momento. Com isso, essa abordagem consegue melhorar a qualidade do atendimento, dos serviços e do pós-venda.
O foco do Omnichannel é impactar os resultados das vendas e o relacionamento com seus clientes de forma direta. Embora o objetivo não seja alcançar o máximo de pessoas para o seu negócio, ele visa entender as preferências dos seus clientes, para, dessa forma, ajustar os canais de venda.
O cliente omnichannel está em busca de agilidade, atendimento personalizado e experiência impactante, e o figital se encaixa neste padrão, já que apresenta funcionalidades únicas, dando autonomia e conforto aos seus clientes.
Oferecer a possibilidade de integrar os canais de vendas no online e no offline já provou ser um grande diferencial. Mas, antes de mais nada, é importante lembrar que, para acompanhar as tendências no mercado de vendas, é de extrema importância ter um bom sistema de gestão de qualidade dentro da sua empresa.
Possuir um sistema de gestão potente e completo, faz total diferença na hora de garantir organização e fluidez nos processos de venda dos clientes finais. Com os processos internos fluidos e eficazes, o seu negócio está mais apto para entrar no universo figital. Essa estratégia exige organização (nos estoques, na administração, no financeiro e em todas as partes envolvidas da sua empresa), além da necessidade de ter uma equipe preparada e treinada para acompanhar o sistema de gestão integrada.
Ter acesso às informações sobre os produtos em estoque, a quantidade e a qualidade desses produtos é um passo essencial para a integração dos canais de venda. Além disso, o acompanhamento da venda e pós-venda é, sem dúvidas, um fator decisivo para que haja um relacionamento com aquele determinado cliente.
Para este cenário, um ERP fará total diferença para o seu negócio. Ele fornecerá as ferramentas necessárias para a otimização dos processos e acompanhamento dos resultados das suas vendas. E a ABC71 é uma especialista quando o assunto é sistema integrado de gestão.
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