Para acompanhar o seu negócio de forma inteligente, aprimorar o fluxo de informação e otimizar os processos produtivos, é necessário maior planejamento e organização, além de uma melhor gestão de tempo e metas. O
sistema ERP possibilita que você alcance estes resultados e tenha um controle maior sob toda a sua gestão. Mas então surge o questionamento:
ERP na nuvem ou local? Qual a diferença entre eles?
Apesar de os dois modelos de sistema ERP conterem os mesmos benefícios, o
ERP na nuvem é 100% na web e permite que essas informações sejam acessadas pela internet, de qualquer navegador e fiquem disponíveis a qualquer hora, com um investimento menor, pois ficam salvas em um datacenter. Já o sistema ERP local é instalado localmente no hardware e servidores da empresa e gerido pela equipe de TI.
Na prática, com o
ERP na nuvem você não precisa se preocupar com a instalação do software em seu computador, um aplicativo é executado em um centro de dados compartilhado, chamado de “nuvem”, que permite ser personalizado por meio de login e senha, assim como um programa de e-mail, por exemplo. O início é rápido, seguro e flexível, baseado em uma arquitetura para vários usuários.
Segundo um estudo realizado em 2015 pela
IDG Enterprise Cloud Computing Study, atualmente
72% das empresas possuem aplicações ou infraestrutura na nuvem. No caso de algumas indústrias por exemplo, o
sistema ERP local não se adequa completamente aos modelos que são necessários para o setor.
Segurança com um sistema ERP na Nuvem
Alguns gestores ainda ficam receosos sobre a adoção de um
ERP na nuvem, quando consideram pontos como a segurança de dados e a adequação para o padrão necessário para a empresa.
Quando citamos “armazenar os dados na nuvem” não significa que outras pessoas tenham acesso sobre suas informações.
O sistema ERP 100% web é totalmente seguro, é como utilizar senhas de e-mails, redes sociais ou internet banking, por exemplo.
Os arquivos são armazenados em servidores ao redor do mundo que utilizam a infraestrutura de comunicação da internet, permitindo que você acesse esses dados de qualquer local, desde que exista uma conexão com a web. Assim, não é mais armazenado os arquivos no computador e sua memória pode ser utilizada para outras funções, além de garantir os dados salvos independente da máquina ou do servidor local.
A ABC71 busca atender empresas de todos os portes, para isso disponibiliza o sistema ERP na nuvem. “As empresas que são qualificadas para o sistema ERP na nuvem são indicadas para uma apresentação remota e em até um mês consegue está com o sistema implantado”, explica Julio Bertolini Filho, diretor comercial da
ABC71. Outros benefícios destacados foram, a questão referente a valores, já que são mais econômicos e sobre infraestrutura que é promovida pela ABC71, o cliente apenas precisa ter um computador e uma conexão à internet.
Com o
sistema ERP na nuvem você pode otimizar as análises de dados do negócio em tempo real, armazenar e gerir dos dados e desenvolver melhorias na gestão da infraestrutura de TI de forma mais simples e com menor investimento. Um modelo ideal para micro e pequenas empresas.