Qual é a diferença entre SGI e ERP?

O Sistema de Gestão Integrada e o Planejamento dos Recursos Empresariais são duas ferramentas importantes para o dia a dia dos negócios. Apesar de complementares, os dois têm funções diferentes no funcionamento de uma operação.   

Como funciona a ERP

O ERP é um sistema de gestão empresarial, ou seja, é um software de gestão que integra diferentes departamentos, como contabilidade, produção, vendas, compras, estoque e logística, e automatiza uma variedade de processos dentro de uma organização. Ele é projetado para ajudar empresas a gerenciar e otimizar seus recursos e informações de forma mais eficiente e coordenada.  O objetivo principal de um sistema ERP é fornecer uma visão abrangente e em tempo real das atividades da empresa, permitindo que os gestores tomem decisões estratégicas. Isso é alcançado por meio da automação de processos e da colaboração entre diferentes departamentos. Veja 4 principais funcionalidades: 
  • Banco de dados centralizado

O banco de dados centralizado armazena todas as informações da empresa, o que evita duplicação e garante que todos os departamentos tenham acesso a informações atualizadas. 
  • Módulos funcionais 

O sistema ERP é composto por módulos funcionais que atendem às necessidades específicas de cada área. Eles também são personalizáveis e escaláveis, o que significa que podem crescer conforme a empresa se expande.  Na abc71, temos diversos planos de ERP com módulos de gestão industrial e gestão empresarial. 
  • Automatização de processos 

Reduz atividades repetitivas e manuais, evitando erros humanos e otimizando recursos. Essa característica também possibilita a definição de fluxos de trabalho e a padronização das operações. 
  • Relatórios e análises

O ERP oferece recursos de geração de relatórios e análises que permitem aos gestores obter insights sobre o desempenho da empresa. Eles podem acessar métricas, indicadores-chave de desempenho (KPIs) e dados relevantes. 

Como funciona a SGI

O Sistema de Gestão Integrada é uma abordagem que visa unificar e integrar diversos sistemas e processos de gestão em uma organização, incluindo gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de saúde e segurança no trabalho e, muitas vezes, gestão da responsabilidade social e sustentabilidade. Destacamos 4 dos diversos benefícios do SGI: 
  • Integração de sistemas 

Ao invés de tratar os diferentes sistemas de gestão separadamente, o SGI integra tudo em um único ambiente digital. Isso significa que a organização utiliza uma abordagem unificada para definir políticas, processos, procedimentos e metas em todas as áreas.
  • Identificação de sinergias

Ao integrar diferentes sistemas de gestão, o SGI possibilita a identificação de oportunidades para sinergias. Por exemplo: uma abordagem que melhora a eficiência operacional também pode também reduzir o impacto ambiental.
  • Atendimento aos requisitos regulatórios

O SGI facilita o atendimento aos requisitos regulatórios e normativos em diversas áreas, como qualidade, segurança e meio ambiente.
  • Cultura organizacional 

A implementação do SGI influencia na cultura organizacional, já que promove a responsabilidade compartilhada e a conscientização sobre a importância da gestão eficiente em várias áreas.

Qual o diferencial entre SGI e ERP?

Agora que você já conhece as especificidades dos dois programas, é hora de avaliar o que os diferencia, já que são muito semelhantes.   O ERP concentra-se principalmente na integração de processos internos para melhorar a eficiência operacional. Já o SGI amplia essa abordagem para incluir considerações mais amplas, como sustentabilidade, responsabilidade social e conformidade legal.  A escolha entre eles depende das necessidades específicas e das prioridades da organização.

Benefícios do SGI e ERP

Os benefícios do ERP estão centrados na otimização e na automação dos processos internos, mantendo uma visão unificada dos negócios e mais agilidade operacional. É um verdadeiro aliado dos gestores no dia a dia.   As vantagens do SGI expandem-se para incluir a integração de processos internos e externos, já que cria uma estrutura unificada para gerenciar não apenas os aspectos operacionais e financeiros de uma organização, mas também considerar os impactos sociais e ambientais. 

A abc71 tem o ERP ideal para o seu negócio 

Nosso ERP Industrial é o mais completo do mercado e garante as melhores funcionalidades que cada negócio precisa: 
  • Alimentício 
  • Autopeças
  • Máquinas e equipamentos 
  • Metalúrgico 
  • Plásticos e Embalagens 
  • Químico e Farmacêutico 
  • E muito outros segmentos industriais
Conheça o ERP Industrial   Avance rumo ao futuro da gestão. Solicite um orçamento e entre para o time abc71!  

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração